Disque denúncia vai atender pelo número 181 a partir deste mês

905

fotos atendimento ciopsDesde o início desta semana a Secretaria de Segurança Pública (SESP) iniciou o processo de mudança do número do Disque Denúncia que passará a atender pelo número 181. A mudança foi uma exigência do secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante de forma a facilitar o acesso ao cidadão. O Disque denúncia atendia antes com dez dígitos na numeração, 0800.95.1000, o que dificultava sua memorização.

A chamada pode ser feita de qualquer lugar do Estado e a ligação será direcionada para o Departamento de Inteligência (DEINT).

O Disque Denúncia é um serviço de utilidade pública da SESP em que o cidadão pode acionar teclando os números 181 de qualquer aparelho de telefone, fixo ou celular, destinado a estabelecer um canal de comunicação direto, sigiloso e gratuito com a população, para o recebimento de denúncias.

De acordo com o secretário de Segurança, as pessoas tinham dificuldades em decorar o antigo número 0800.95.1000 e acabavam ligando para os telefones emergenciais 190 da policia militar e 197 da policia civil, que não são os números exclusivos para fazer denuncias.

Ele explica que o foco do 181 é o atendimento de denúncias e estas, depois de confirmadas, resultam em investigações. Para situações de emergência, a população deve continuar utilizando 190.

Sá Cavalcante informa ainda que além da mudança de número do Disque Denúncia, a central de atendimento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOPS) também passou pela modernização do sistema telefônico. Todo o sistema de rádio comunicação da Capital que funcionava de forma analógica passou a ser digital, o que permitirá uma comunicação mais limpa, criptografada, facilitando o entendimento do atendente e do cidadão.

“É importante esclarecer que o Disque Denúncia 181 é somente para registro de casos que já ocorreram ou de situações de crimes que possam a vir ocorrer e o cidadão dispõe da informação para repassar ao Sistema de Segurança Pública. O 190, é importante frisar, só deve ser usado para o caso em que estiver ocorrendo uma emergência policial, ou na iminência de acontecer”,disse o secretário.

Sá Cavalcante disse que o CIOPS reúne em uma só central o atendimento de emergências policiais e da Guarda Municipal.  O CIOPS é formado por profissionais treinados e capacitados e atende 24 horas.

A denuncia por sua vez, é direcionada para o DEINT em razão da sua natureza confidencial, onde existe o compromisso de não identificar a pessoa que não quer dizer o nome e de preservar os nomes das pessoas que se identificarem.

O Secretário informou ainda, que muitas pessoas alegam que ligaram para o 190 e a polícia não comparece ao local. É preciso entender, segundo ele, que o telefone 190 só deve ser utilizado no caso de estar acontecendo ou na iminência de acontecer.

“Quando o fato criminoso já ocorreu e precisa da presença da polícia para realizar perícia, é necessário que o cidadão compareça ao Distrito Policial para registrar a ocorrência e solicitar a presença da polícia”, observa.

Ascom: SESP-RR