O direito de propriedade se tornou realidade para 72 famílias de 13 bairros de Boa Vista que receberam títulos definitivos de imóveis em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (12), na Prefeitura da capital. A ação faz parte do plano de governo da prefeita Teresa Surita para estes quatro anos, que também prevê a regularização fundiária e a titulação de terrenos urbanos e rurais.
Famílias dos bairros Jardim Caranã, Aeroporto, Asa Branca, Caimbé, Buritis, Centenário, Tancredo Neves, Santa Tereza, 31 de Março, Caçari, Jardim Primavera, Jardim Floresta e Caranã foram beneficiadas com a ação. Deste número, 17 títulos foram entregues às famílias que deixaram a terra indígena Raposa Serra do Sol. Após receberem o documento, os moradores poderão regularizar a situação das propriedades, fazendo o registro no Cartório de Imóveis em até 180 dias.
Há 26 anos Maria do Socorro Matos, 56, que trabalha em serviços gerais, mora em uma residência localizada na rua Mestre Albano, no Asa Branca. Foram duas tentativas para obter o título do local onde vive desde 1987. “Estar hoje com este título nas mãos significa tudo para mim. É minha segurança. Minha casa é minha vida e um bem que vou deixar para os meus cinco filhos e netos”, afirmou.
“Regularização fundiária é mais garantia e segurança para o cidadão, porque o espaço onde vive ou pretende construir moradia passa a ser seu de fato e de direito. Estamos trabalhando muito para acelerar o processo de regularização fundiária em nossa cidade e proporcionar momentos como este a mais famílias”, disse Teresa.
Na manhã desta sexta-feira (12), a prefeita participou da solenidade de assinatura de 320 títulos definitivos. Esses documentos serão enviados ao Registro de Cartório de Imóveis para reconhecimento beneficiando moradores do bairro Cidade Satélite.
Ascom/prefeitura/foto:Reynisson Damasceno