As cooperativas são verdadeiras promotoras do desenvolvimento sustentável.
Neste sábado (05/07), celebramos o Dia Internacional das Cooperativas, em um ano especial, para o deputado federal José Airton Cirilo (PT/CE) “2025 é o Ano do Cooperativismo no mundo. As cooperativas são verdadeiras promotoras do desenvolvimento sustentável” destaca o parlamentar.
Desde 1923, todo o primeiro sábado do mês de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Ao longo do tempo, o cooperativismo evoluiu e conquistou um espaço próprio, definido por uma nova forma de pensar o homem, o trabalho e o desenvolvimento social.
Papel fundamental
De acordo com José Airton, nas áreas da agricultura familiar e da reforma agrária, as cooperativas têm um papel fundamental,” Elas fortalecem a produção, abrem portas para novos mercados, geram emprego e renda, e impulsionam o desenvolvimento coletivo” lembra José Airton.
MDA
Por isso, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem reforçado o apoio ao cooperativismo com políticas públicas concretas. “No Plano Safra da Agricultura Familiar 2025, criamos uma nova linha de crédito exclusiva para cooperativas no Pronaf A, com limite de até R$ 1 milhão por cooperativa e juros de apenas 3% ao ano” disse o deputado que acrescentou “Essa iniciativa se soma a outras linhas de custeio e investimento do Pronaf, além de programas como o Mais Gestão e o Coopera Mais Brasil” desataca
Quando cooperamos, todos avançam. Viva o cooperativismo!
Autor: Da redação com informações/Foto: divulgação