Com muita gratidão, registramos nosso agradecimento a Deputada Estadual Olivia Santana (PcdoB /BA) que recebeu a Coordenadora Estadual da RBPC/BA, Calin Ely Macedo e a Coordenadora de Cultura RBPC/BA, Isa Oliveira, com atenção e respeito em seu gabinete, reconhecendo a importância do projeto que institui o Dia Estadual da Mulher Cigana da Bahia, uma conquista histórica para todas as mulheres do nosso povo.
No entanto, é necessário registrar que, em algumas publicações e divulgações, não foi mencionada a participação direta da RBPC, que esteve presente desde o início desta iniciativa, colaborando ativamente com ideias, articulações e apoio institucional.
Para a calin Ely, “Infelizmente, as mulheres ciganas ainda é alvo de práticas racistas e discriminatórias além de estar, em sua maioria, em uma situação socioeconômica marginalizada, sendo as mulheres ciganas uma das que mais sofrem desigualdade no Brasil” pontuou.

Isa Oliveira, ressalta também a importância e contribuição das mulheres ciganas, através das danças, música, artesanatos, culinária, quiromancia e da fé. “A comemoração desta data tem o objetivo de trazer à reflexão sobre a violência contra as mulheres ciganas” disse
De acordo com o presidente da RBPC, cigano Rogério Ribeiro, “O Projeto fortalece o conceito de cidadania com a efetiva participação. A iniciativa compartilhada amplia a participação direta das mulheres ciganas e fortalece a democracia. As mulheres ciganas estão sujeitas a outras vulnerabilidades relacionadas ao acesso à educação, à saúde, a espaços institucionais, situações de violência, dentre outras” destaca.
Entenda
O cigano Rogério Ribeiro, esteve pessoalmente acompanhando o caso da chacina de Jequié, inclusive a RBPC juntamente com a Defensoria Pública e a coordenadora da RBPC, Elma Vieira atuaram na liberação do corpo da tia da homenageada que estava no IML.
Sobre o pleito

A RBPC conversou com a cigana Tatiana Cabral relatando o desejo de homenagear a sua filha a jovem Natiele Andrade de Cabral, de 22 anos, grávida de nove meses, vítima de uma chacina ocorrida no dia 5 de outubro de 2023, no bairro Loteamento Amaralina, no município de Jequié. De imediato ela aceitou e ficou muito feliz pela lembrança. Elaboramos a proposta do projeto e apresentamos para a deputada Olivia Santana, pelo seu histórico humano, de luta e de muito trabalho junto aos PCTs.
O projeto
O texto (PL Nº 26.004/2025) a RBPC é a proponente é de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).
A RBPC valoriza o trabalho coletivo e acredita que o reconhecimento justo de todas as partes envolvidas fortalece ainda mais as lutas e conquistas do povo cigano no Brasil.
Autor/Fotos: ASCOM RBPC











