A manifestação de estudantes no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima durante sessão plenária desta terça-feira, 14, resultou em pronunciamentos dos deputados na tribuna da Casa. A cobrança dos alunos é a reforma das escolas que se encontraram em estado de precariedade, impossibilitando o andamento normal do ano letivo. Os deputados de Oposição, Mecias de Jesus (PRB), Ionilson Sampaio (PSB) e Marcelo Natanael (PRB) subiram a tribuna para lamentar a ‘inércia’ do governo para sanar o impasse.
“Nenhuma escola foi construída desde que Anchieta assumiu o governo, a segurança nas escolas não existe, os prédios estão quase desabando sob os estudantes. Além de tudo isso, os alunos, pais e professores precisam arrecadar dinheiro com festas e eventos para fazer pequenos reparos. A bolsa universitária nem existe mais e as mães merendeiras não recebem há cinco meses. Isto é falta de respeito, um acinte contra nosso povo”, protestou Mecias.
Ionsilson Sampaio também criticou o governo, mas o ponto alto de seu pronunciamento foi a desfiliação do ex-prefeito, Iradilson Sampaio do PSB. “Por motivo de foro íntimo Iradilson preferiu a desfiliação. Ele foi muito atacado e não se sentiria a vontade de uma futura aliança com o atual governo. Possivelmente também teremos um candidato a presidente em 2014 e nosso entendimento é a unidade partidária. Nosso partido é forte”, declarou.
Marcelo Natanael recebeu do Fórum da Juventude de Roraima um documento reivindicando a criação da Comissão da Juventude no Legislativo Estadual, para que políticas públicas da juventude possam ser tratadas em uma Comissão específica, levando em consideração as diversidades da juventude do Estado.
A carta foi assinada pela Juventude da Central Única dos Trabalhadores, Pastoral da Juventude Associação dos Jovens de Roraima, Grupo Athena, Juventude do Partido dos Trabalhadores, Movimento de Mulheres Camponesas e demais entidades ligadas à juventude. “Precisamos atender essa demanda, essas ações precisam sair do papel, precisam ser executadas. Não adianta só falar, é preciso agir. Isto é compromisso com a educação. Nós, os parlamento temos que reparar esse erro, porque não existe na Casa uma Comissão que discuta esse assunto”, explicou Natanael.
O parlamentar lamentou a falta de pagamento de trabalhadores terceirizados na saúde estadual. O não pagamento já desencadeou uma paralisação no setor. “A propaganda institucional do governo é muita bonita, mas quem sente na pele é o povo. A educação em Roraima é lamentável. O governador precisa ir aos meios de comunicação para falar a verdade”, criticou.
Secom/ALE-RR/ Foto: Charles Wellington