Deputado Ivo Som participa do Novembro azul

885

DSC_0961Novembro Azul alerta para diagnóstico precoce do câncer de próstata

Com o objetivo de sensibilizar os homens roraimenses para a necessidade de realizarem exames e combater o câncer de próstata, hipertensão arterial e diabetes, o governo do estado de Roraima, neste sábado (9/11), lançou a campanha ‘Novembro Azul – Homem que é homem se cuida e ganha mais tempo para cuidar de quem ama’. Foram atendidos cerca de mil e seiscentos homens, entre exames de antígeno prostático (PSA), consultas além de várias ações de saúde e educativas. A ação aconteceu no hospital coronel Mota e contou com 36 médicos em 10 especialidades.

O deputado estadual Ivo Som (PTN), acompanhou o governador Anchieta Junior (PSDB) no lançamento do novembro azul, na oportunidade o parlamentar fez alguns exames e conferiu a pressão arterial. “Em geral, os homens são mais relaxados em relação à própria saúde. O intuito da campanha é aproximar os homens do urologista para aumentar a procura por assistência médica. Esta é a primeira vez que a Sociedade se sente representada porque o governador Anchieta tem compromisso também com a saúde” explicou Ivo Som.

De acordo com o governador Anchieta Junior, a expectativa desta edição do Novembro Azul é de que haja um aumento significativo no número de exames, principalmente entre homens acima dos 40 anos. “A nossa meta é atender cerca de mil e seiscentos homens, com isso vamos agilizar as consultas e os exames. Essa doença não mostra sintomas, por isso é crucial os exames e a visita ao urologista. levando em consideração outra doença que precisa de um olhar diferenciado, que é a diabetes. A equipe é formada por 36 médicos de varias especialidades” explicou Anchieta, que na oportunidade anunciou as reformas no HGR, onde 120 leitos serão construídos, ampliações e reformas. O governador também anunciou a entrega do hospital de Rorainópolis, para janeiro de 2014, onde vai atender os municípios da região sul.

O aposentado Antônio Gomes dos Santos, 67 anos, pela primeira vez vai fazer o exame de próstata e chegou cedo ao hospital Coronel Mota “O importante é perder o medo e fazer o exame” disse o aposentado.

O senhor Paulo da Silva, 61 anos, é outro que ainda não fez exames. “Hoje eu tenho consciência da gravidade da doença, vou me cuidar” afirmou.

Cuidar da saúde

Segundo o Ministério da Saúde, os homens apresentam maior mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida. Vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial elevada, além de maior tendência à obesidade. Eles também apresentam mais resistência a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas.

O câncer de próstata é responsável pela segunda causa de morte por câncer entre os homens, perdendo apenas para o de pulmão. Informações do Ministério da Saúde são de que a estimativa é de que 62 mil novos casos sejam registrados no país em 2013. No ano de 2012 foram 54 mil casos.

Ascom: Deputado Estadual Ivo Som/Foto:Hisraufre Emiliano