Deputado Ivo Som faz homenagem ao dia Mundial da Sindrome de Down

762

imagesIvo Som parabeniza todos que acreditam e apoiam as pessoas com deficiência e que criam espaços para sua inclusão e autogestão.

No Brasil há cerca de 4,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nesta sexta-feira, (21/03), é o dia Mundial da Sindrome de Down. A data entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas. O dia não faz menção apenas aos portadores, mas celebra e incentiva a sensibilidade para pessoas com deficiência intelectual.

A Síndrome de Down já conta com diversos tratamentos que avançam a cada dia em busca da inclusão social e da independência dos portadores. A síndrome recebe o nome em homenagem a John Landon Down, um médico britânico que foi quem descreveu a síndrome em 1862.

De acordo com o parlamentar hoje quebramos paradigmas, os pais estão matriculando seus filhos na rede regular de ensino, dividindo espaço, construindo conhecimento e transformando sonhos em realidade. Tornando-os, assim, protagonistas de suas próprias histórias em um espaço de ensino aprendizagem em que ser “diferentes” é normal. “Ótimo exemplo é o Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência) e o Centro de Educação Especial de Boa Vista. Nossa  proposta é a de chamar a atenção para a valorização, respeito e inclusão das pessoas com Síndrome de Down não só na escola, mas na sociedade” explicou Ivo Som que acrescentou. “Quero nesta data especial parabeniza os alunos com Síndrome de Down e a seus familiares por fazerem parte desse momento histórico para a educação do estado de Roraima” disse o parlamentar.

Síndrome de Down: entenda melhor

O que é

– A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção. As pessoas com SD, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

Importante saber

– As crianças, os jovens e os adultos com SD têm algumas características semelhantes e estão sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

– O comportamento dos pais não causa a SD. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la.

– As pessoas com SD têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças.

– O mais importante para os pais é descobrir que seu filho pode alcançar um bom desenvolvimento de suas capacidades pessoais e avançará com crescentes níveis de realização e autonomia.

– A SD é a ocorrência genética mais comum que existe, acontecendo em cerca de um a cada 700 nascimentos, independentemente de raça, país, religião ou condição econômica da família.

Outras homenagens

Na ocasião Ivo Som também parabenizou; Dia Mundial da Poesia, Dia Mundial do Sono, Dia Internacional das Florestas, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, Dia Universal do Teatro e o Dia Mundial da Infância.

Ascom: Deputado Estadual Ivo Som/foto: Hisraufre Hemiliano