Deputado Ivo Som apóia livre-expressão da população em protestos

847

A classe política tem que fazer uma grande reflexão, diz Ivo Som

Em Boa Vista cerca de mil e trezentos manifestantes, participaram da manifestação na noite desta terça-feira (18/06) aderiram de forma modesta ao protesto nacional. A concentração aconteceu na praça das águas, em seguida os manifestantes marcharam pela avenida Ene Garcez em direção a Assembleia Legislativa de Roraima-ALE/RR, o palácio Senador Hélio Campos e ao Boa Vista junina na praça do centro cívico.

De acordo com o deputado Ivo Som (PTN), o país tornou publico a sua insatisfação pelos políticos, as pessoas estão a fim de mudança. “Eu apoio a livre-expressão da população desde que seja pacífica e ordeira, não pode é se tornar ato de vandalismo e ofensas pessoais. O povo deve reivindicar que essas manifestações se estendam nas urnas em 2014. o povo não é bobo. Um país que paga as maiores taxas de impostos” disse o parlamentar acrescentando “O debate sadio de idéias é a essência da democracia” definiu Ivo Som.

Protestos continuam até o próximo sábado

 As manifestações em Boa Vista prosseguirão até sábado (22/06), a concentração acontece na praça das águas. De acordo com um manifestante, que preferiu não se identificar, os encontros terão a presença de estudantes, movimentos sindicais, entidades culturais e da população em geral. Segundo ele, a divulgação tem sido feita por meio das redes sociais, de panfletos entregues na porta de escolas, mas ainda não foi definido o percurso do ato.

Protesto em Boa Vista

Cartazes, palavras de ordem, hino nacional, refrões de musicas e muita correria marcaram o primeiro dia de protesto, de acordo com os lideres o manifesto se estenderá até sábado (22/06), os manifestantes não pouparam os políticos, os mais citados negativamente, foram os deputados estaduais Mecias de Jesus (PRB) e Jânio Xingu (PSL), outro político veterano que teve seu nome achincalhado foi o senador Romero Juca (PMDB).

ALE/RR

Na primeira tentativa de invadir a ALE/RR, os manifestantes foram barrados por cinco PMs da cavalaria, eles foram para o palácio, lá além dos disciplinadores a cavalaria acompanhava os manifestantes, por 15 minutos, em seguida numa manobra espetacular os jovens manifestantes voltaram para a ALE/RR, em desabalada carreira evitando a barreira da cavalaria cerca de 100 manifestantes adentraram até a recepção da ALE/RR.

 A manifestação ficou concentrada em frente à Assembleia legislativa de Roraima, interditaram a passagem de veículos sentando-se na avenida enfrente a ALE-RR.

Os manifestante subiram no tablado construído pela prefeitura para apresentação das quadrilhas juninas do Boa Vista junina 2013. Os jovens pedem mudanças, “estamos aqui por causa da insatisfação com a corrupção e o mau uso do dinheiro público. Isso é uma revolta que devia ter acontecido há muito tempo”, disse Janderson Mesquita.

Protesto em 12 capitais

Balanço parcial indica que pelo menos 12 capitais participam das mobilizações desta segunda-feira – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Vitória, Maceió, Belém e nesta terça-feira (18/06) Boa Vista.

Durante o protesto a polícia não foi omissa. “A nossa preocupação maior é que não houvesse por parte da Polícia Militar qualquer exacerbação com uso de força contra manifestantes ou população civil. Ninguém sofreu uma lesão que pudesse alegar falta de ação da Polícia Militar” disse a PM.

Ascom/deputado Ivo Som/Foto: Yan Renato