Deputado Ivo Som apóia ato de produtores rurais em Roraima

764

“Este ato é justo e merece respeito” disse Ivo Som.

Os produtores rurais, agricultores e lideres ruralistas, interromperam por seis horas o fluxo no trecho sul da BR-174, da saída de Boa Vista sentido Mucajai. O protesto é encabeçado pelo Movimento dos Produtores Rurais de Roraima. Rizicultores, pecuaristas e produtores de grãos reclamam das demarcações de terras indígenas no Estado.

A manifestação serve para protestar contra as demarcações de terras indígenas pela Funai (Fundação Nacional do Índio), consideradas “abusivas” pelos ruralistas, que transfira do governo para o Congresso a homologação de novas terras indígenas no país.

O Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Deputado estadual Ivo Som (PTN), marcou presença na manhã desta sexta-feira (14/06), do ato promovido pelos ruralistas do estado de Roraima, na oportunidade lembrou dos protestos que participou. “Este ato é justo e merece respeito” destacou o parlamentar que apóia as propostas dos produtores e as denuncias que sejam apuradas.  “Se houver irregularidades precisam ser investigadas”

PEC 215 – Outro objetivo do movimento é a defesa da PEC 215, proposta para ser inserida na Constituição Federal, garantindo ao Legislativo o direito de apreciar as demarcações de áreas indígenas, da mesma forma com que se aprecia a demarcação de áreas de proteção ambiental ou de qualquer projeto de lei.

Ataques à FUNAI e a ONGS

 Apesar do caráter do protesto, o material de propaganda do ato adota um tom ameno. A peça tem o slogan “Onde tem justiça, tem espaço para todos” e diz que “é hora de descruzar os braços”. Mas a conciliação com os indígenas é aparente. As quatro reivindicações que os ruralistas fazem retiram conquistas dos índios: suspender imediatamente as demarcações; transferir para o Congresso Nacional a competência de homologar essas terras; tirar o poder da Funai na realização de estudos antropológicos; e revalidar a portaria da AGU que restringe direitos originários dos índios.

Ascom/Deputado estadual Ivo Som/Fotos: Yan Renato.