A deputada Shéridan (PSDB/RR) se reuniu na quarta-feira (21) com o Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Ricardo Fenelon. A parlamentar indagou a cobrança de valores abusivos das passagens aéreas para a Região Norte do País. O objetivo é discutir a problemática enfrentada por milhões de pessoas que necessitam deste tipo de transporte e chegar a um consenso para solucionar o transtorno.
Segundo a deputada, embora o mercado e as empresas aéreas controlem esses preços, a população do norte não pode ser a mais prejudicada. Além de depender do transporte aéreo para se manter integrada ao restante do país e ter menos recursos para fazê-lo, a região enfrenta pouca oferta de voos e paga o bilhete mais caro. Só é possível conseguir tarifas mais baratas comprando com dois ou três meses de antecedência.
Shéridan questionou o caso de uma viagem emergencial por questão de saúde, “como arcar com tarifas que chegam a R$ 2 mil, preço de passagens para o exterior? Isso é um desrespeito com a nossa gente”.
De acordo com Fenelon, “à Anac cabe monitorar o preço do bilhete e denunciar ao CADE [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] quando houver suspeitas de alguma infração, como combinação de preço e aumento arbitrário de lucros. As leis brasileiras que regulam o setor adotam o regime de liberdade tarifária”, esclareceu.
O diretor da ANAC prometeu se empenhar e estudar o que pode ser feito para mudar a situação. A deputada reforçou que não medirá esforços na tentativa de alterar a cobrança abusiva. “Vivemos na região mais afastada do país, mas não é justo que os roraimenses e os demais moradores da região Norte paguem valores tão altos para sair ou chegar a seus Estados”, enfatizou.
Autor/Foto: Ascom/Deputada