A deputada estadual Cida Ramos (PSB) participou, na noite deste sábado (01/6), do encerramento do ciclo do Orçamento Democrático Estadual 2019, em João Pessoa. Durante a plenária popular, a deputada recebeu o reconhecimento da população e ouviu as principais demandas, acolhendo sugestões de Projetos de Leis para o povo paraibano.
De acordo com a parlamentar, é necessário fortalecer a relação do Legislativo com o Executivo a fim de reforçar a atuação dos Poderes. “Precisamos trabalhar em consonância, com o objetivo de elevar a qualidade de vida da população. A Assembleia cumpre com a sua responsabilidade de fazer com que os deputados e os seus mandatos se voltem para a sociedade paraibana, ouvindo demandas e construindo políticas públicas transformadoras a partir do diálogo direto com a população”, ressaltou.

Cida destacou ainda que o Orçamento Democrático Estadual (ODE) é um instrumento transformador criado por um governo que dignificou a relação do povo com a política. “Reunir mais de sete mil pessoas significa, sobretudo, construir um estado que tem como base a democracia participativa. Isso só é possível porque o povo compreende a grandiosidade desse mecanismo de participação social. Há mais de oito anos seguimos transformando a Paraíba”, pontuou.
A audiência regional de João Pessoa reuniu representantes dos municípios de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito, Lucena, Mari, Pitimbu, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado.

Para o governador João Azevedo, as audiências do ODE são espaços públicos de diálogo com o governo. “O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba, e as audiências públicas regionais são realizadas com o objetivo de fomentar o empoderamento popular, nas tomadas de decisões governamentais quanto aos gastos públicos. Estamos firmes e fortes para elevar, cada vez mais, a Paraíba no cenário nacional”, salientou.
O ex-governador Ricardo Coutinho também esteve presente na plenária e destacou o comprometimento da Paraíba com a democracia participativa. “Há oito anos o povo lota os espaços para discutir, fiscalizar e definir as prioridades do orçamento do estado. Construímos uma forma diferente de poder, onde o povo decide sobre os rumos das suas regiões, essa é a verdadeira política, aquela que possibilita diálogo, protagonismo e autonomia”, reforçou.
Para Jobson Cananea, empresário do município de Sapé, a Paraíba precisa estar nas ruas para defender esse projeto transformador. “A importância do Orçamento Democrático Estadual está no promoção do contato pessoal do povo com o governo. Acrescento que através do empenho da deputada Cida Ramos, junto ao governo do estado, estamos conseguindo resolver diversas demandas do município, e esse é o sentido da política, proporcionar avanço e desenvolvimento”, disse.

A assistente social Isaura Omena ressaltou que o ODE permite a transparência pública. “Esse importante instrumento promove o desenvolvimento humano, além da dar voz e vez ao povo, com liberdade de expressão. Estou feliz por participar desse momento tão importante para a construção e avanço da nossa Paraíba”, finalizou.
O Governo do Estado realizou 16 grandes audiências neste ciclo, envolvendo a participação de mais de 42 mil pessoas das principais regiões da Paraíba. João Pessoa apresentou o maior público já registrado, mais de sete mil pessoas presentes no Espaço Cultural José Lins do Rego.
Autor: Da redação com ascom/Dep/Fotos: Ascom/Dep.











