Indígenas de varias tribos ocuparam sede do órgão em protesto contra nomeação de novo coordenador
De acordo Weibe Tapeba, na audiência, que aconteceu nesta quinta-feira (22), com o presidente da FUNAI, Antônio Toninho Costa, ficou acertado a revogação da portaria nº 262, que nomeou Tanúsia Maria Vieira, para exercer o cargo de coordenadora regional nordeste II, que abrange além do Ceará, os estados do Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba.
Acordo
Depois de 60 horas de ocupação, indígenas deixaram o prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai), por volta das 15h de hoje, em Fortaleza. a desocupação ocorreu depois de audiência realizada na sede da Funai/ Brasília, entre, Weibe Tapeba juntamente os coordenadores da Apoinme, Dinamã Tuxá e Sarapó Pankararu e o presidente da fundação, Antônio Toninho Costa. Na ocasião o presidente da Funai assumiu o compromisso de revoga a portaria que nomeou a coordenação da CR /NE II.
Desocupação
Apesar de deixarem o prédio, indígenas não descartam novas manifestações. “A gente preferiu acreditar na palavra do presidente da Funai. mas se não for revogada a portaria que nomeou a coordenadora sem consulta os índios, vamos ocupam novamente. Esperamos que a Funai dessa vez chame o povo indígena para o diálogo” destacou Weibe Tapeba.
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro-Foto/DF/Divulgação