‘“Acredita que o recolhimento dessas motocicletas diminui os acidentes de trânsito” diz o secretário.
De acordo com o Secretário Municipal de trânsito e Cidadania, Adelmo Melo “Os procedimentos adotados pelo Demutran irão continuar em dias e locais alternados, em forma de blitz e rondas no município… Temos um número expressivo de acidentes e por isso queremos tirar de circulação essas motocicletas e os veículos que estão irregulares, além de inibir ações de menores na condução de veículos”, destaca Adelmo, o secretário destacou que o Demutran fez um estudo dos acidentes na cidade e constataram que as terças-feiras é o dia com maior índice de acidente de trânsito.
Sob o comando do Secretário Municipal de Trânsito e Cidadania, Adelmo Melo, o Departamento Municipal de Trânsito de Iguatu – Demutran realizou blitz’s na Praça do INSS, a operação teve inicio nesta terça-feira (23) por volta das 17h às 20h. Uma jovem conduzia uma moto biz, placa HDQ-1402, furou a blitz e depois abandonou a moto, foi verificada a placa da moto e não foi constatada nenhuma irregularidade, possivelmente a condutora não tinha habilitação.
A blitz
A fiscalização visou coibir o tráfego de motocicletas que estão irregulares, bem como os condutores sem documentação e sem o uso de capacete.
Apreendidas
Cerca de 20 motocicletas e cinco veículos foram apreendidos. De acordo com Adelmo Melo, as motocicletas foram apreendidas por falta de documentação do veiculo, licenciamento do veiculo atrasado ou da carteira Nacional de habilitação (CNH) e outras por estarem sendo conduzidas por outras pessoas e adolescente e com isso só serão entregues aos proprietários com a regularização das mesmas.
Infratores reclamam
Está chegando o final do ano, a prefeitura precisa arrecadar para pagar o décimo terceiro dos servidores, segundo um condutor, os motoristas estão constantemente sendo alvos de fiscalizações, não com o objetivo de prevenção, mas sim com intuito de aumentar arrecadação para os cofres públicos.
A INDÚSTRIA DE MULTAS:
Com milhões arrecadados anualmente, os órgãos de trânsitos pouco fazem para melhorar a vida dos usuários do sistema. Atualmente, como são utilizados os recursos advindos da autuação dos motoristas infratores? De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu art. 320 diz que: “A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito”.
Com as despesas públicas demasiadamente excessivas, as receitas comuns não são suficientes para o pagamento das despesas do governo. Entra como solução, a indústria da multa, visando proporcionar eventuais acréscimos às receitas do poder público.
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro













