Demutram vai ter nova função, “captura animais vadios nas ruas”.

882

A tarefa de capturar os animais vadios de Iguatu vai passa a ser do Demutran, conforme orientação da Portaria nº 1.138/2014 e de uma Lei Estadual.

O presidente da Câmara de Vereadores de Iguatu-CMI, vereador Rubenildo Cadeira (PRB), acompanhado do vereador, Vicente Reinaldo (PROS), visitaram o centro de zoonoses de Iguatu, na manhã desta terça-feira (13).

Na ocasião foram informados pela coordenadora administrativa da zoonose, Geórgia Bezerra, que há trinta dias a zoonose não faz recaptura de animais nas ruas, através da carrocinha, devido uma Lei estadual que passa a responsabilidade para o Demutram. De imediato os parlamentares entraram em contato com a secretária de saúde, Maria Vanderlúcia Felipe Lobo solicitando a copia da Lei.

Vicente e Rubenildo Zoonose

De acordo com Rubenildo cadeira “Muitos cães e gatos vivem soltos em vias públicas passíveis de maus tratos assim como podem se tornar agentes causadores de um acidente de trânsito ou mesmo atacar as pessoas e para evitar estes e outros problemas à prefeitura deveria realizar campanhas educativas que vise à sensibilidade para a adoção dos animais, bem como efetivar o projeto Castra Móvel que a Câmara Municipal aprovou recentemente por unanimidade ” explicou, com relação o Demutram fazer as capturas dos animais é um verdadeiro retrocesso.

Para o vereador Vicente Reinaldo, “Tem que haver um entendimento, o Demutram não esta preparado para assumir essa tarefa de recaptura animais soltos nas ruas, mais outro absurdo” disse o parlamentar.

Regulamenta a Zoonose

Por meio da Portaria nº 1.138/2014, o Ministério da Saúde estabeleceu novas diretrizes de atuação para ações e serviços voltados para a vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública.

Prefeitura é quem vai apontar o órgão

DSCN3464

Os Centros de Controle de Zoonoses (ou UVZ- Unidade de Vigilância de Zoonoses, não são responsáveis por ações e serviços relacionados a cães e gatos como recolher, esterilizar e realizar campanhas educativas cabe às Prefeituras apontar qual seria então o órgão responsável por tais atividades. Vale ressaltar que em Iguatu o órgão que vai ter essa tarefa é o Demutram.

Os serviços da UVZ

Prevenção às doenças transmitidas por animais, através de visitas nas residências como: leishmaniose, raiva, verminoses, ectoparasitas dentre outras.

Responsabilidade

Muitas pessoas depois que o animal cresce e começa a dar um pouco mais de trabalho, o abandona sem se preocupar com os transtornos que ele poderá causar a vizinhos e transeuntes, mas não é só isso, eles esquecem que quando se pega um animalzinho é preciso ter acima de tudo responsabilidade para com eles e seus filhotes, mas nem sempre é isso que acontece.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro