Déficit Intelectual e Transtorno Global de Desenvolvimento são temas de curso de qualificação

914

Déficit Intelectual e TranstornoProfissionais e acadêmicos da área de educação concluíram, nesta sexta-feira (30), a capacitação em Déficit Intelectual e Transtorno Global (TGD). A qualificação foi oferecida pelo Governo do Estado, por meio das secretarias da Promoção Humana e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

O curso, com carga horária de 100h, foi voltado a 46 alunos, professores e coordenadores pedagógicos, que atuam na rede regular de ensino. Cinco profissionais do Viva Comunidade (Centro de Referência à Pessoa com Deficiência) ministraram as aulas, realizadas na própria unidade.

O curso teve como objetivo oferecer subsídios teóricos e práticos, com vista no enriquecimento do trabalho docente, contribuindo para a oferta de um ensino inclusivo de qualidade. O conteúdo teórico abrangeu temas introdutórios sobre deficiência, déficit intelectual e TGD, além de leis que tratam especificamente da educação especial no Brasil e políticas de inclusão. As aulas práticas incluíram oficinas com a confecção de material acessível adaptado especialmente para os alunos com deficiência, que será utilizado em sala de aula.

Para a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta conhecer cada tipo de deficiência é fundamental para o processo de inclusão. “Foram repassados conhecimentos importantes para o trabalho desenvolvido nas nossas unidades de ensino. Esse curso foi ministrado por uma equipe de profissionais capacitados, que atuam no Viva Comunidade, referência nacional no que se refere ao atendimento à pessoa com deficiência”, disse.

TDG – Os Transtornos Globais do Desenvolvimento são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam se manifestar nos primeiros cinco anos de vida. São caracterizados pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos e pelo estreitamento nos interesses e nas atividades. Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, síndromes e as psicoses infantis.

Ascom: SETRABES