O presidente do CREA-RR, Marcos Camoeiras afirma que a medida controlará a aplicação dos produtos nas áreas agrícolas de Roraima
A partir de agora o Conselho de Engenharia e Agronomia de Roraima (CREA-RR) vai multar todos os estabelecimentos comerciais da área rural do estado que comercializarem defensivos agrícolas sem o recebimento do Receituário Agronômico. A informação foi prestada pelo presidente da entidade, o engenheiro civil, Marcos Camoeiras afirmando que no dia 12 de outubro, data em que se comemora o Dia do Engenheiro Agronômico essa determinação passou a valer.
“São mais de 10 mil propriedades agrícolas em Roraima e infelizmente não temos um controle sobre a aplicação desses defensivos. Será uma forma que teremos de controlar a utilização desses produtos, bem como evitarmos que a população adoeça por conta de intoxicação, e ao mesmo tempo estaremos preservando o meio ambiente, como o solo e a água”, destaca.
O documento emitido deverá conter o aval de um profissional da área agronômica, podendo ser de competência tanto do engenheiro agronômico quando de um técnico agrícola.
Com isso será controlada a quantidade da dose e a especificação do produto aplicado para o tipo de plantação.
“No ano passado foi aprovada uma Lei Estadual em que se regulamenta o uso desses defensivos, mas para que fosse aplicada, dependia ainda exigência do Receituário Agronômico que é uma atribuição exclusiva do CREA. É importante salientar que esse tipo de medida é um avanço para o estado”, ressalta o presidente.
Marcos faz um alerta aos produtores rurais para que se adequem a nova norma e busquem auxilio junto a um profissional de agronomia. Ao mesmo temo solicita aos comerciantes que façam valer a essa norma cobrando o documento necessário para a comercialização dos defensivos. O CREA em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR) realizarão as fiscalizações nos estabelecimentos comerciais.
“Toda loja de artigos para agricultura que não se adequar a essa norma estará sujeito a multa. O profissional de agronomia que emitir o Receituário Agrícola que também não acompanhar o processo de aplicação desses produtos de forma correta também sofrerá penalidades, chegando até responder na Câmara de ética e consequentemente vir a perder o registo junto ao CREA.
Ascom: CREA-RR/Foto: Jânio Tavares