As secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) dão continuidade à entrega do leite para mães, pais ou responsáveis pelas crianças inscritas no Cuidar, que moram em Boa Vista. Até quarta-feira (24), pessoas cujos nomes iniciam com letras de ‘M’ à ‘R’ podem retirar o benefício.
As entregas estão sendo realizadas de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na Central de Atendimento do Cuidar, que fica na avenida Ville Roy, n° 5867 – Centro. Junto à sacola com o leite, pais e/ou responsáveis recebem uma cartilha, contendo todas as informações sobre o preparo e importância do leite para o desenvolvimento saudável na primeira infância. Além disso, a cartilha dispõe de um espaço que permite o acompanhamento do desenvolvimento da criança, assim como um calendário básico com registro das vacinas.
De acordo com a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta o leite para compor o kit do Cuidar varia de acordo com a idade da criança. “Para as crianças que têm entre seis meses e dois anos de vida, o leite oferecido é o adequado para atender as necessidades desta faixa etária. Após esse período, elas passam a receber outro tipo de leite, contendo a composição nutricional necessária para o desenvolvimento saudável até os quatro anos de idade”, explicou.
O Cuidar atende às orientações do Ministério da Saúde (MS) sobre o aleitamento materno exclusivo, em que a criança se alimenta apenas do leite da mãe até os 6 meses de vida. Após esse período, o programa oferece quatro latas de leite em pó, por criança, como complementação alimentar.
Porém, existem exceções, como é o caso de crianças órfãs ou filhos de mães com diagnóstico de vírus HIV. Estas recebem, desde o nascimento até os seis meses de vida, oito latas de leite. Após este período, a criança recebe 4 latas de leite, mensalmente, até atingir a idade limite do programa.
ATENÇÃO NO INTERIOR – No interior do Estado, a entrega do benefício será realizada a cada dois meses. A família receberá o kit equivalente a um bimestre, ou seja, para as mães que possuem somente um filho cadastrado no Programa, a criança receberá oito latas de leite em pó, bimestralmente. O calendário de entrega do leite, no interior, será divulgado logo após o encerramento das inscrições em todos os municípios.
CALENDÁRIO DE ENTREGA 2013 PARA OS BENEFICIÁRIOS DA CAPITAL:
Letras | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |
A-E | 1 a 8 | 1 a 8 | 2 a 9 | 1 a 8 | 1 a 8 | 2 a 9 |
F-L | 9 a 16 | 9 a 16 | 10 a 16 | 9 a 16 | 11 a 18 | 10 a 16 |
M-R | 17 a 24 | 19 a 23 | 17 a 23 | 17 a 24 | 19 a 25 | 17 a 24 |
S-Z | 25 a 31 | 26 a 30 | 24 a 30 | 25 a 31 | 26 a 29 | 26 a 30 |
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO