Crime Ambiental: Em Caucaia, aterro sanitário estar poluindo o Riacho Garoto que desaguar no Rio Ceará.

2288

O Aterro Sanitário Metropolitano de Caucaia (Asmoc), localizado na região do Carrapicho, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza) está contaminando os lençóis freáticos e consequentemente poluindo o Riacho Garoto que desaguar no Rio Ceará.

De acordo com os moradores da localidade Soleira e da comunidade indígena Tapeba o chorume do Aterro Sanitário Metropolitano de Caucaia (Asmoc) escorre e se mistura com o Riacho Garoto que desaguar no Rio Ceará, ao beber a água contaminada gados, peixes, galinhas, caranguejos, urubus e animais que acabam morrendo.

De acordo com o morador da região atingida, João Sobrinho, disse que há muito tempo que este problema vem acontecendo “Foram tanto prejuízo que nem me lembro,  acabei com as minhas criações porcos e gados para não morrer tudo. quero agora que as autoridades competentes resolvam essa situação e que os culpados sejam penalizado conforme a lei” destacou Sobrinho.

Segundo o líder indígena Tapeba e vereador Weiber Tapeba (PT), a comunidade indígena  já requereu uma fiscalização in loco por parte do IBAMA e também notificaram o MPF, mas estranhamente, até o momento nada foi feito. “Não podemos permitir que o Aterro Sanitário, que hoje traz um impacto ambiental muito grande para todo o município de Caucaia, contamine e polua o solo e as águas do Rio Ceará que estão localizadas dentro do território indígena do povo Tapeba” disse Weiber.

Pedido de Socorro

Na tarde desta terça-feira (03/04), a comunidade Tapeba vai se reunir com a coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado (DPE), Dra. Sandra Sá, para tratar desse assunto e verificar a possibilidade da DPE ingressar com uma Ação Civil Pública visando à suspensão da licença de operação do Aterro Sanitário até que sejam atendidas as exigências ambientais previstas nesse tipo de empreendimento.

Entenda

No dia 27 de março o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia- IMAC, solicitou do NUTEC analises da água, que foi feito pela Universidade Federal do Ceará. Segundo o IMAC o resultado foi positivo, a água está com alto índice de contaminação.

Longe da vista da população

 

O fluxo de carros de coleta de lixo e de veículos particulares para despejar resíduos é intenso.

O terreno desnivelado facilita o escoamento do chorume, o líquido impregnado por bactérias, resultado da falta de adequação dos resíduos. Longe da vista da população

A atividade agrícola é potencialmente poluidora porque o uso de pesticidas e fertilizantes químicos pode infiltrar no solo e atingir o lençol freático.

As substâncias utilizadas na composição dos fertilizantes e pesticidas podem ser dissolvidas na chuva e gerar impactos ambientais significativos no ecossistema.

As principais doenças associadas ao consumo de água contaminada são as infecções gastrointestinais, disenteria, leptospirose, cólera e hepatite.

Outra consequência é que o excesso de matéria orgânica proveniente dos esgotos ocasiona o processo de eutrofização.

Denúncia aponta crime ambiental:

Denúncias foram feitas ao IBAMA, MPF, MPE, IMAC, FUNAI, DPE e a SEMACE.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro