O Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realiza nesta terça (17) e quarta-feira (18), as inscrições do Cuidar para as crianças dos municípios de Pacaraima e Amajarí, atendendo ainda, moradores que residem em localidades próximas.
A equipe do Programa atenderá, nesta terça-feira (17), a partir das 9h, os moradores da sede do município de Pacaraima, seguindo às 10h para Sorocaima, 11h na Boca da Mata, 12h no Surumu, encerrando as inscrições na Vila do Contão às 13h. Na quarta-feira (18), em Amajarí, as inscrições iniciam às 8h no Tepequém, às 9h no Trairão, às 9h30 em Bom Jesus, às 10h30 na sede do município e às 12h em Três Corações.
“Estamos concluindo as inscrições nos municípios do interior do Estado e já iniciamos as entregas do Cuidar em algumas localidades. Ao contrário da capital, no interior a distribuição do leite ocorre a cada dois meses, no próprio local, com cada criança recebendo o kit equivalente ao bimestre”, explicou a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
O Cuidar atende às orientações do Ministério da Saúde (MS) com relação ao aleitamento materno exclusivo, em que a criança se alimenta apenas do leite da mãe nos primeiros seis meses de vida. Passada essa fase da infância, o programa oferece a complementação alimentar, através do leite.
A iniciativa assiste, ainda, crianças que vivem em duas situações específicas: órfãs ou filhos de mães com diagnóstico de HIV. Elas ganham, mensalmente, desde o nascimento até os seis meses de vida, kits contendo oito latas de leite. Após esse período, passam a receber quatro latas de leite, por mês, até completarem a idade limite do programa, 3 anos, 11 meses e 29 dias.
ENTREGA – Ainda nesta terça-feira (17), as equipes das secretarias da Promoção Humana e Setrabes realizam, a partir das 16h, no ginásio da sede do município de Normandia, a entrega dos kits do Cuidar, montados de acordo com a idade da criança.
Para os beneficiários que tem idade entre 6 meses e 2 anos e 11 meses, o leite oferecido é o adequado para atender as necessidades desta faixa etária. Após esse período, a criança passa a receber outro tipo de leite, com a composição nutricional necessária para o desenvolvimento saudável até os quatro anos de idade.
ASCOM: SETRABRES