Crianças de Pacaraima e Amajarí foram inscritas no Cuidar

1009

cuidarrO Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realizou nesta terça (17) e quarta-feira (18), as inscrições do Cuidar para as crianças dos municípios de Pacaraima e Amajarí, atendendo ainda, moradores que residem em localidades próximas.

A equipe do Programa atendeu, na terça-feira, os moradores da sede do município de Pacaraima e das comunidades indígenas de Sorocaima, Boca da Mata, Surumu e Contão.  Nesta quarta-feira (18), foram inscritas crianças do Amajarí, Tepequém, Trairão, Bom Jesus e Três Corações.

“Estamos na fase final das inscrições no interior, com nossa equipe percorrendo todo Estado para atender 10 mil crianças, oferecendo a complementação alimentar, como forma de garantir que elas cresçam com saúde”, explicou a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.

O Cuidar atende às orientações do Ministério da Saúde (MS) com relação ao aleitamento materno exclusivo, em que a criança se alimenta apenas do leite da mãe nos primeiros seis meses de vida. Passada essa fase da infância, o programa oferece a complementação alimentar, através do leite.

A iniciativa assiste, ainda, crianças que vivem em duas situações específicas: órfãs ou filhos de mães com diagnóstico de HIV. Elas ganham, mensalmente, desde o nascimento até os seis meses de vida, kits contendo oito latas de leite. Após esse período, passam a receber quatro latas de leite, por mês, até completarem a idade limite do programa, 3 anos, 11 meses e 29 dias.

ENTREGA – Ainda na terça-feira (17), as equipes das secretarias da Promoção Humana e Setrabes realizaram a entrega dos kits do Cuidar, com mais de 200 crianças contempladas.

O kit do Programa é montado de acordo com a idade da criança. Para os beneficiários que tem idade entre 6 meses e 2 anos e 11 meses, o leite oferecido é o adequado para atender as necessidades desta faixa etária.  Após esse período, a criança passa a receber outro tipo de leite, com a composição nutricional necessária para o desenvolvimento saudável até os quatro anos de idade.

Ascom: SETRABES