Marcos Camoeiras, presidente do Crea-RR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima (Crea-RR) realizará uma intensa fiscalização nos prédios das lojas localizadas na avenida Jaime Brasil, no centro comercial de Boa Vista.
A informação foi prestada pelo presidente da entidade, engenheiro Marcos Camoeiras garantindo que a ação acontecerá ainda este ano. A intenção é primeiramente orientar aos empresários sobre a importância de realizar as adequações conforme as normas técnicas de segurança.
Segundo ele, todos terão um prazo para fazer as devidas mudanças e quem não cumprir com o acordado estará sujeito à multa e embargo do estabelecimento.
“Já que grande parte das informações obtidas desses incêndios dá conta sobre problemas referentes à estrutura dos pontos comerciais, resolvemos iniciar essa segunda etapa com fiscalizações nas lojas localizadas no centro comercial da Jaime Brasil, por entender que muitos desses estabelecimentos possuem estruturas antigas e precisam se adequar as novas normas de segurança”, explica o engenheiro afirmando que a entidade contará com a parceria do Ministério Público Estadual (MPE).
Nos estabelecimentos comerciais, serão averiguadas, segundo Camoeiras, várias situações, como a estrutura física, as instalações dos equipamentos de combate a incêndios, as saídas de emergência e a ligação elétrica do local, sendo esta última considerada uma das maiores causas de incêndios no país. Para isso participarão das fiscalizações os engenheiros civis, eletricistas, mecânicos e os de segurança do trabalho. “O que nos deixa preocupados é que muitos estabelecimentos comerciais tem autorização para funcionamento, porém contam com um projeto de segurança de dez anos atrás, ou seja, totalmente desatualizado e que precisa se adequar as novas normas técnicas de segurança e isso será feito por um profissional da área de Tecnologia da Engenharia”, reforça.
O presidente do Crea-RR frisa ainda aos empresários que a iniciativa da entidade é evitar que haja novos sinistros e que os mesmos não tenham prejuízos futuros, já que, conforme informações da imprensa os estabelecimentos incendiados não tinham seguro.
“Essa ação será muito importante, pois o profissional de engenharia elaborará um projeto adaptando as novas instalações e ao mesmo tempo assumindo a responsabilidade, caso um sinistro venha a acontecer. Com isso, o empresário ganhará muito contando com um profissional legalmente habilitado, que colocará todo o seu conhecimento e disposição neste serviço. Assim oferecerá garantia e qualidade na segurança do prédio, e o proprietário estará respaldado, caso aconteça um incêndio. E se ocorrer o engenheiro responsável por aquele projeto proposto responderá civilmente e criminalmente por um serviço mal feito”, garantiu o presidente.
Casas noturnas serão novamente fiscalizadas
O presidente do Crea-RR, Marcos Camoeiras informou que entidade fará novamente a fiscalização nas boates, casas de show e pubs de Boa Vista, no sentido de averiguar se os proprietários se adequaram as normas de segurança estabelecidas na primeira visita realizada pela equipe de profissionais no início do ano.
O objetivo é fazer um diagnóstico da situação em que se encontram esses locais. Serão revistas a estrutura física, os alvarás de funcionamento, equipamentos de incêndio, sinalização das saídas de emergência e se no projeto das casas noturnas foi previsto o programa de combate a incêndio, que deve ser emitido por um profissional da área de Tecnologia da Engenharia.
“Essa nova fiscalização terá como objetivo verificar se está tudo adequado conforme orientação do Crea, caso não esteja será aplicada a multa de acordo com a gravidade do problema e vamos solicitar ainda para que o Ministério Público Estadual faça o embargo do local. Mais uma vez quero esclarecer a intenção do Crea não é punir, mas dar segurança aos empresários, pois muitos deles que só percebem a importância dessa ação depois que ocorre um desastre em seus estabelecimentos e o prejuízo maior para acaba sendo no seu bolso”, enfatiza.
Por /foto: Jânio Tavares