Corpo de Bombeiros vai dar início a “Operação Proteger”

690

Com o objetivo de conscientizar a população e os donos de estabelecimentos comerciais sobre os riscos dos fogos de artifício, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Roraima (CBMRR), em parceria com instituições públicas civis e militares, vai iniciar na próxima quinta-feira (30) a Operação Proteger.

Na manhã desta terça-feira (28) foi realizada no Quartel do Comando Geral, a reunião que definiu os procedimentos que serão adotados durante a Operação. Participaram do planejamento o comandante geral do CBMRR, coronel Manoel Leocádio de Menezes, o secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, o comandante operacional do CBMRR, coronel Fidélis, a diretora de Prevenção e Servidos Técnicos do CBMRR, tenente-coronel Keissyanna Nunes, e mais os tenentes-coronéis Vanísia, Cerdeira, Doriedson, Abreu e Leon, além do major da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS), Cunha Melo e os delegados Glauber Carneiro (Defesa do Consumidor) e Egídio Gomes de Queiroz (Meio Ambiente).

As instituições acertaram o início das ações para a próxima quinta-feira. A Operação foi dividida em três fases: a primeira delas será de conscientização e orientação aos comerciantes de fogos de artifício, a segunda fase será de notificação dos estabelecimentos comerciais e na terceira e última fase ocorrerá a apreensão do material comercializado em locais não aceitos pela legislação e estocados de forma incorreta.

Durante a reunião, a tenente-coronel do CBMRR, Keissyanna Nunes fez uma apresentação da legislação estadual que rege a comercialização e estocagem de artefatos pirotécnicos, com destaque para a Nota Técnica 030/2005 do CBMRR. Ela comentou também, sobre o aumento do comércio deste tipo de produto em razão das festas juninas e eventos esportivos como Copa das Confederações e Campeonato Brasileiro.

O comandante geral do CBM, coronel Manoel Leocádio de Menezes falou da importância desse trabalho de prevenção para evitar acidentes e possíveis incidentes. “O comércio de fogos de artifício neste período do ano é muito intenso e é preciso evitar que ocorra algum incidente ou acidente, por isso, vamos trabalhar a conscientização dos donos de comércio sobre os cuidados, e posteriormente, vamos apreender o material que for encontrado de forma irregular”, declarou.

Em 2012, o depósito de um supermercado, localizado na zona oeste de Boa Vista, teve paredes e parte do teto destruídos, após a explosão de algumas caixas de fogos de artifício. Um funcionário contratado pelo supermercado realizava um serviço de solda acima das caixas, quando houve a explosão. Não houve vítimas.

Ascom/foto: CBMRR