O indicador nacional caiu para 48 pontos em maio
A confiança do empresário nortista subiu 3,3% entre abril e maio deste ano. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), autora do estudo divulgado ontem, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) da região Norte avançou 1,8 pontos no período avaliado. Este resultado é o mais positivo do País, levando em conta a evolução do indicador no Nordeste (0,7%) e as quedas de ritmo no Sudeste (-2,6%), no Sul (-6,6%) e no Centro-Oeste (-7,5%). Os respectivos índices foram registrados em 55,8 (Norte), 52,9 (Nordeste), 44,1 (Sudeste), 44,7 (Sul) e 49 (Sudeste). O Icei flutua no intervalo 0 a 100. Valores acima de 50 indicam empresários confiantes.
O indicador nacional caiu para 48 pontos em maio. É o segundo mês consecutivo em que é registrado valor abaixo de 50 pontos, confirmando a falta de confiança dos empresários. O Icei está 1,2 ponto abaixo do registrado em abril e é o segundo menor da série histórica iniciada em 1999. A pontuação deste mês só é maior que o de janeiro de 2009, quando o indicador alcançou 47,5 pontos.
De acordo com o levantamento, a falta de confiança disseminou-se em todos segmentos e portes de empresas. Nas pequenas indústrias, o indicador alcançou 48,1 pontos, nas média ficou em 47 pontos e, nas grandes, em 48,5 pontos. Na indústria da construção, o ICEI caiu para 49,9 pontos, na indústria extrativa recuou para 48,8 pontos e, na de transformação, baixou para 47,1 pontos. O ICEI de maio ouviu 2.582 empresas entre os dias 5 e 14 de maio. Dessas, 969 são pequenas, 996 são médias e 617 são grandes.
O Icei é um indicador antecedente utilizado para identificar mudança de tendência na produção industrial, ou seja, para auxiliar na previsão do produto industrial e, por conseguinte, do Produto Interno Brasileiro (PIB). Empresários confiantes tendem a aumentar o investimento e a produção para atender o esperado crescimento na demanda. Iniciado com a Sondagem Industrial em 1998, o Icei começou a ser divulgado em 1999.
Atualmente as estatísticas que compõe o Icei são coletadas por meio dos questionários da Sondagem Industrial e Sondagem Indústria da Construção. São divulgados indicadores por segmentos e setores industriais, por porte de empresa e por região geográfica do Brasil. Resultados estaduais são divulgados pelas respectivas Federações de Indústria.