Especialista ensina quais bebidas apostar para reduzir os sintomas típicos após uma bebedeira
Como evitar ressaca? A principal dica é não beber com o estômago totalmente vazio. “O efeito do álcool no organismo está diretamente relacionado à quantidade de comida existente no estômago. Se a pessoa bebe de estômago vazio, a absorção é muito maior e o estrago também. O álcool irrita a mucosa estomacal e contribui para a formação de úlcera e gastrite. Em poucos minutos, causa azia, queimação e dor de cabeça”, diz a nutricionista esportiva Maria Fernanda Pio.
Dicas contra ressaca
Como o álcool é diurético e leva à desidratação, provocando não apenas o mau hálito, como também dor de cabeça, as bebidas isotônicas são ótimas para a recuperação, pois possuem água e minerais fundamentais para o organismo se recompor. Outra dica para se recuperar da bebedeira é o suco de laranja, pois a Vitamina C e a frutose, o açúcar natural das frutas, auxiliam o fígado na quebra do álcool, mantendo o sangue livre de resquícios etílicos.
A nutricionista indica também o suco de tomate, que alivia dor de cabeça e náuseas causadas pela eliminação de minerais, responsáveis pelo equilíbrio de líquidos n o corpo. “Esse suco contém potássio, sódio e magnésio, importantes na recuperação”.