Uma comitiva da Polícia Militar de Roraima participou ontem (23) de uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) realizada na cidade de Lethen, na Guiana. O objetivo do encontro foi a discussão de problemas relacionados à faixa de fronteira entre Brasil e Guiana. Entre os temas, foram tratados a pesca no rio Tacutu, o tráfico de drogas, de pessoas e animais, bem como furto de veículos.
Participaram da reunião o secretário estadual de Segurança Pública, Sá Cavalcante, representantes do Tribunal de Justiça, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, entre outras autoridades. Do lado guianense, participaram o prefeito da Região 09 Roponuni, Wilson Lorentino, a cônsul Geral, Leila King, o chefe de Polícia E. Gibson, representantes do Exército, de ONGS de preservação Ambiental, da Câmara de Comércio e Turismo e do Ministério da Agricultura.
A comitiva da PMRR foi formada pelo Subcomandante Geral da Instituição, coronel PM Waney Vieira, o Comandante de Policiamento do Interior (CPI), Tenente-coronel PM Egberto Lima, o coordenador da Câmara temática do GGI, Major PM Elias Santana, além de oficiais comandantes de unidades da PMRR.
Segundo o coronel Waney Vieira, a reunião foi extremamente importante para estreitar ainda mais as relações com as autoridades guianenses e fortalecer as ações conjuntas de policiamento naquela região.
“A Polícia Militar, em Bonfim, tem realizado inúmeras apreensões de drogas, veículos furtados e produtos de descaminho. O apoio das autoridades policiais guianenses tem contribuído para diminuir esses índices de criminalidade e na recuperação de veículos furtados que se encontram naquele lado da fronteira”, destacou.
Ao final da reunião, foi definida a realização de um próximo encontro em Boa Vista para continuar o debate dos assuntos com a presença de mais autoridades relacionadas aos temas abordados.
Ascom/foto:PMRR