Comissão se reuniu na sala de reuniões da Casa
A Comissão de Viação, Transportes e Obras esteve reunida na manhã desta terça-feira, 13, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), para ouvir o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Wagner Briglia da Rocha. Estavam presentes o presidente da comissão, deputado Flamarion Portela (PTC); o vice-presidente, deputado Remídio Monai (PR) e os deputados Gabriel Picanço (PRB) e Naldo da Loteria (DEM). Fazem parte desta comissão ainda os deputados Marcelo Natanael (PRB) e Ângela Águida Portella (PSC).
O deputado Gabriel Picanço, autor do requerimento, fez diversos questionamentos ao secretário, entre eles o estado da região de Sumaúma, onde segundo ele, uma empresa foi contratada no final de 2011 para a reforma da vicinal que não foi feita. Na ocasião foram colocadas carradas de piçarra nas áreas mais baixas.
O parlamentar questionou ainda a situação de algumas vicinais que estão nas propagandas institucionais do governo, mas que não foram asfaltadas. “O trabalho de patronamento e as vicinais estão do mesmo jeito. Recebemos reclamações do povo diariamente”, disse.
Picanço destacou ainda a situação do posto da ADERR localizado no Km 500, onde os soldados não tem o mínimo de conforto para trabalhar. O parlamentar questionou se não há condições de colocar dois redutores de velocidade naquele trecho em que os carros passam com muita velocidade, além da construção de um banheiro, pois atualmente utilizam um banheiro químico.
O deputado Remídio Monai falou sobre a situação da BR 174 e questionou se há algum contrato em vigor para a manutenção das BR 401 e 432.
O secretario respondeu todos os questionamentos, ressaltando que as BR 402, 432 e 433 não são mais competência da SEINF e sim do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Sobre a BR 174, houve um problema com a empresa Delta, que teve o contrato reincidido e está em recuperação judicial. De acordo com Carlos Wagner, houve o contrato de manutenção e estão no aguardo da retirada do licenciamento.
O secretário agradeceu pelo tratamento respeitoso e pela gentileza e colocou a Secretaria de Infraestrutura a disposição da ALE-RR para qualquer esclarecimento.
Secom/ALE-RR/ Foto: H. Emiliano