Como parte da programação da Semana Estadual da Criança e do Adolescente, a Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança e do Adolescente, do Idoso e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR) promoveu durante dois dias na escola estadual São José palestras sobre o Estatuto da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA).
Mais de 500 alunos dos turnos da manhã e tarde da unidade escolar participaram da explanação sobre o tema. Dois palestrantes com conhecimentos amplos na área jurídica foram os responsáveis por debater o tema e esclarecer as dúvidas dos estudantes da faixa etária de 12 a 14 anos.
“Foram feitos alguns esclarecimentos e a conscientização dos alunos com relação ao ECA. Eles tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o tema e tirar dúvidas sobre os direitos e os deveres das crianças e adolescentes”, destacou o palestrante Jonas Araújo.
A professora Mônica Guimarães enalteceu a iniciativa da ALE/RR, por meio da comissão. “Isso já deveria ter sido feito a muito tempo, ainda mais nos dias de hoje em que as famílias estão deixando somente para a escola o papel de educar os jovens. Muitas vezes as crianças e os adolescentes pensam que podem tudo e que não sofrerão punição. Com essa palestra eles estão vendo o lado dos direitos, mas também os seus deveres”, ressaltou.
A aluna Jamilly Martins, de 12 anos, informou que achou interessante a forma clara e objetiva como os palestrantes abordaram o ECA. “Achei bem esclarecedora a palestra e serviu para nos explicar que temos deveres também e não somente direitos previstos”, comentou.
Secom/ALE-RR