Ações para melhorar o atendimento as crianças e adolescentes vítimas de violência foram debatidas
A Assembleia Legislativa de Roraima, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança do Adolescente e do Idoso, promoveu nesta segunda-feira, 15, no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR), em Rorainópolis, o Encontro de Redes de Contato em defesa da criança e adolescente dos municípios de Caroebe, São Luís do Anauá, São João da Baliza e Rorainópolis
Dezenas de conselheiros tutelares, policiais militares e civis, delegados, além de prefeitos, vereadores, secretários de ação social, bem como membros dos Centros de Referencia de Ação Social (CRAS), participaram dos debates.
O promotor de justiça Ademir Telles representando o Ministério Público ministrou a palestra com o tema: a importância do Conselho Tutelar, suas atribuições e redes de contato. Ele explicou com detalhes a importância social dos conselhos tutelares na garantia dos direitos da criança e dos adolescentes.
Para o promotor, os conselheiros não precisam se amedrontar no exercício de suas funções para denunciar os abusos porque estes profissionais representam a justiça e o Estado no início do atendimento às víitimas. Ele lembrou ainda que é preciso que os gestores municipais entendam o papel dos conselhos e possam equipar estas unidades de uma estrutura necessária para que se faça um bom trabalho.
“Não podemos tratar as crianças e adolescentes como adultos. Elas estão em processo de formação de caráter e mesmo que tenham uma família desajustada é dever do Estado garantir a proteção destas crianças. Os conselheiros representam a justiça na ponta, daí a importância de se fazer um atendimento de forma correta desde o início. A participação dos gestores municipais é fundamental neste processo”, disse.
A deputada Estadual Ângela Águida Portela (PSC), presidente da Comissão da Família na ALE, destacou que o encontro busca a promoção de uma integração entre todos os profissionais que trabalham no atendimento as crianças e adolescentes que sofrem violência.
Ela disse que o poder legislativo tem fomentado a discussão de temas relevantes para a proteção das crianças e adolescentes com o intuito de preparar e capacitar os profissionais que trabalham nesta rede de apoio para que eles possam desempenhar com maior capacidade as suas funções.
“Não podemos ficar parados diante do aumento significativo da violência contra as crianças e os adolescentes. Temos que unir forças de todos os membros da rede de proteção estadual para que ocorra uma maior integração dos profissionais que atuam no combate a esta violência. A Assembleia tem buscado cumprir o seu papel social nesta discussão”, destacou Ângela.
O prefeito de Rorainópolis, Adilson Soares de Almeida, que representou os prefeitos da região no encontro, declarou que o aumento populacional do seu município tem gerado o crescimento da violência contra a criança e o adolescente daí a importância do encontro para se discutir ações e propostas para a diminuição dos casos de violência.
“Temos muitos problemas com violência infanto-juvenil no município e na região. O nosso Conselho Tutelar tem agido de forma exemplar, mas é necessário unir forças para enfrentar esta violência. Este encontro não somente faz a integração dos profissionais da rede de proteção, mas também é fundamental para apresentar ações concretas no sentido de melhorar o atendimento”, observou Adilson.
Outros encontros da rede estadual de proteção a criança e ao adolescente vão ser promovidos nos próximos dias pela Comissão da Família da Assembleia Legislativa.
Secom/ALE-RR/ Fotos: Charles Wellington