Até a noite de ontem o Ministério da Educação (MEC) não tinha contabilizado quantos candidatos foram convocados
Desde ontem os candidatos a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) podem conferir o resultado da segunda chamada no site do Ministério da Educação (http://sisutec.mec.gov.br/selecionados). Os candidatos paraenses podem acessar as listas de aprovados nos 15 cursos disponíveis no Estado pelo filtro por instituição, local de oferta, curso e turno. A matrícula dos convocados nesta segunda chamada começa hoje (2) e termina na sexta-feira (4) na instituição de ensino onde o estudante foi aprovado.
Até a noite de ontem o Ministério da Educação (MEC) não tinha contabilizado quantos candidatos foram convocados em segunda chamada. No total, 32.552 estudantes se inscreveram no Pará (11º maior número de inscrições dentre todos os Estados), enquanto em todo o País foram 527.730. Como cada candidato pode fazer até duas opções de curso, o total de inscrições ultrapassou a faixa de 1 milhão (foram 1.016.211 inscrições).
A oferta de cursos do Sisutec é feita em instituições públicas e privadas. Os cursos são gratuitos e têm início previsto para o período de 14 de abril a 12 de maio, de acordo com o Ministério da Educação. As vagas serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, se em instituições privadas, na condição de bolsista integral. O aluno também deverá ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e ter obtido nota acima de zero na prova de redação. Após as duas chamadas do Sisutec, todos os candidatos que tenham concluído o ensino médio poderão se candidatar às vagas remanescentes, mesmo que não tenham feito a prova do Enem.
Pelos números do MEC, essa edição do Sisutec disponibilizou 1.760 vagas em 15 cursos técnicos de cinco instituições de ensino públicas e privadas do Pará. Belém concentra a maioria: 1.680 vagas, 12 cursos e quatro instituições. O restante, ou seja, 80 vagas para três cursos na mesma instituição, são no município de Bragança. Em todo o Brasil, as ofertas foram 291.338 vagas em 122 cursos técnicos de 937 instituições.
A maioria das vagas é oferecida na Região Sudeste do Brasil, que responde por 55,72% delas. O Nordeste vem na segunda posição, com 14,45% das vagas, seguido do Sul (13,92%), Centro-Oeste (11,63%) e Norte (4,28%). O Pará, sozinho, concentra 3,20% das vagas. Segundo o ministro da educação, esta é uma distribuição “natural” para o panorama atual da oferta de ensino técnico e profissionalizante no País.