Começa nesta segunda o XIII Festejo Várzea Alegre Junina

1463

Tem início nesta segunda-feira, 26, o XIII Festejo Várzea Alegre Junina, evento regional, com realização da Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Coordenação Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho.

De acordo com informações do coordenador de Cultura, Dr. Hélio Batista, serão três dias de festejos, sendo nos dias 26 e 27, o Festival com a presença já confirmada de 13 grupos de quadrilhas juninas e no dia 28, o tradicional Forró de São Pedro do CSU, em sua 34ª edição.

O cenário está montado ao lado do CSU, na Praça Sanfoneiro Chico de Amadeu, com o colorido das bandeirolas, a cidade cenográfica e será montado palco para receber as atrações artísticas.

As quadrilhas se apresentarão na quadra coberta do CSU e nos intervalos haverá apresentações, no dia 26 do Forró Irmãos de Farra e dia 27 tem o forró dos Nanas.

O Forró de São Pedro do CSU, no dia 28, será animado com shows de Forró Potência, Theska Lima e Manoel Dias, Forró DiNovo e Ítalo & Renno.

Na abertura do evento terá as seguintes apresentações culturais: Dança Lampião Rei do Cangaço “A LENDA” – Grupo Superação da APAE; Dança Folclórica com o espetáculo “ROMARIA” – Grupo da Associação Beneficente Luiz Otacílio Correia – Casa Mãe – Coreógrafo Jorge Queiroz; e Quadrilha Junina dos Adolescentes do Serviço de Convivência da Assistência Social.

O prefeito Zé Helder (PMDB), disse que os festejos juninos são referenciais da nossa cultura nordestina e de Várzea Alegre e a manutenção dessa festa é também a valorização dos nossos costumes.

Dr. Hélio Batista, se referiu ao evento como a apoteose para as tradições e perpetuação da cultura nordestina, sendo indispensável o recontar dessa história pelas quadrilhas juninas e com os festejos populares.

Das quadrilhas que se apresentaram nos Festival, duas são de Várzea Alegre – Fogo na Roça e Arriba Saia.

Ordem de apresentação das quadrilhas juninas

DIA 26.06.17

Sol Nascente – Iguatu

Junina Pé no Chão – Barbalha

Fogo na Roça – Várzea Alegre

Nação Nordestina – Juazeiro do Norte

Quadrilha do Gil – Juazeiro do Norte

Quadrilha Junina DNER – Icó

Agremiação Junina Flor de Chita – Acopiara

DIA 27.06.17

Arraiá Valente Nordeste – Icó

União Junina Verdes Canaviais – Barbalha

Arriba Saia – Várzea Alegre

Arraiá do Reboliço – Altaneira

Agremiação Junina Asa Branca – Campos Sales

Arraiá Xamego Nordestino – Juazeiro do Norte

História

Os festivais de quadrilhas juninas tiveram início em 2005, primeiro governo do prefeito Zé Helder, com o objetivo de fortalecer as tradições culturais da cidade. O evento cresceu com mais participantes e profissionalização dos grupos juninos.

Forró do CSU

O Forró de São Pedro do CSU foi criado em 1983, como iniciativa da primeira-dama, Maria Laís Iolanda Costa, esposa do então prefeito Dr. José Iran Costa, falecido em 13 de setembro de 2009.

O objetivo do Forró era arrecadar recursos para financiar serviços da Assistência Social para a população.

Autor: Da redação com Assessoria de Comunicação/Foto: Augusto César