NOTA PÚBLICA
Sobre o compromisso com meu Povo Cigano.
Quando assumi o desafio de ocupar a presidência do Instituto Cigano do Brasil-ICB, fui inspirado pelos ideais e a coragem de valorosas lideranças ciganas que mesmo diante de tanta adversidade sempre estiveram na luta em busca de direitos, dignidade e politicas púbicas afirmativas para os Povos Ciganos.
Sem o apoio e a confiança desses primos e primas eu jamais teria chegado até aqui, motivo pelo qual quero expressar aqui minha eterna gratidão e pedir a compreensão de todos e todas para a decisão que tomei referente ao pleito 2022.
Após longo período de reflexão, onde pude ouvir meus sentimentos, infelizmente, as adversidades e limitações a mim impostas, decorrentes de um quadro de desalento que venho enfrentando nos últimos meses, estão me impedindo de honrar com a fidelidade e dignidade neste momento esse importante pleito.
Como todos sabem, fui indicado e aprovado na convenção do Partido Social Democrático-PSD para concorrer a uma vaga no congresso nacional como deputado federal nas eleições 2022.
No primeiro momento me senti lisonjeado, principalmente quando começaram a chegar os votos de parabenização dos meus queridos primos, primas, amigos e PCTs. Contudo, eu preciso reconhecer que também pairaram muitas dúvidas e inúmeras reflexões.
Sou um homem que respeita o bom-senso, o diálogo e o equilíbrio, construí minha militância com valores éticos e morais sempre buscando o que é melhor para os Povos e Comunidades Tradicionais-PCTs. Neste momento difícil que nosso país enfrenta, estou mais do que convencido que é urgente derrotar o fascismo e garantir a eleição de um candidato que tenha condições reais de ganhar as eleições, e não apenas garantir coeficiente partidário.
Hoje as dúvidas cessaram, estou certo que a decisão correta é a retirada de minha candidatura ao pleito de 2022, por compreender que não se trata de ganhar ou perder uma eleição, mas sim de decidir por aquilo que precisa ser feito e principalmente daquilo que possa trazer resultados imediatos para nosso Povo Cigano.
Diante da situação exposta e horando o compromisso com meu Povo Cigano, os PCTs, amigos, missionários, circenses, povo de parque de diversões, decidir em acordo com meu grupo e lideranças neste domingo (07/08/2022), a minha desistência ao pleito e nosso apoio incondicional ao candidato a deputado federal Luiz Gastão, nas condições de fazer a junção de toda minha estrutura com a dele.
É possível se fazer política de forma ética e responsável. A política é uma coisa boa, se feita de forma correta. Vejo no Luiz Gastão pelo seu currículo que traz a bandeira da oportunidade, do comprometimento, da transparência, do trabalho e da humildade, o que desejamos para os cearenses, uma pessoa ficha limpa e honrado.
Um filho não foge à luta, nessa nova missão buscando eleger também a nossa deputada estadual cigana Kassandra, uma mulher determinada que carrega ativista da causa animal, engajada na causa da violência contra as mulheres e selo pela cultura cigana, porém por motivos particulares e de saúde desistiu de sua candidatura. Vamos analisa o perfil do deputado (a) estadual que iremos apoia. Hoje o compromisso do nosso grupo é eleger Luiz Gastão.
Nosso Instituto Cigano do Brasil em sua jornada construiu relações sólidas, com pessoas capacitadas, homens públicos, pessoas decentes e de confiança, que a muito já apoiam nossos projetos e reivindicações e neste momento eu espero poder contar com o apoio de todos os meus primos e primas para que possamos eleger aqueles que sempre estiveram do nosso lado.
Com a alma repleta de ideais, o coração confiante e a força do Meu Povo levaremos até o Congresso Nacional, para a Assembleia legislativa, pessoa de nossa confiança, para que juntos, possamos garantir políticas públicas, dignidade e respeito. Me retiro do pleito, mas nunca da luta!
Caucaia/CE, 10 de agosto de 2022.
Cigano Rogério Ribeiro
Ex-pré candidato a deputado federal