Cigano Rogério Ribeiro denuncia indícios de práticas de tortura e execução sumária em abordagem policial contra Cigano em Japoatã

2188

Na tarde desta segunda-feira (24/07), o coordenador do Fórum de Comunidades e Povos Tradicionais do Estado do Ceará- FOCOPTRACE, Cigano Rogério Ribeiro, concluiu o relatório sobre a morte do Cigano Denildo Alves, ocorrido em 17/07.

O Fórum atua como uma rede de articulação de instituições de base e tem como missão a articulação de povos e comunidades tradicionais para promoção do desenvolvimento sustentável e para defesa e garantia de seus direitos, em especial os territoriais.

Com objetivo de atuar em juízo em defesa das comunidades tradicionais: ciganos, indígenas, quilombolas, negros, Povos de matriz africana, pescadores, marisqueiras, agricultores familiares e meio ambiente, em situação de conflitos. O público alvo são povos e comunidades tradicionais conforme o decreto 6040/2007.

Tortura

Segundo informações o Cigano Denildo sofreu espancamento no rosto e no nariz, as mãos estavam machucadas possivelmente da algema.

O corpo do Cigano Denildo chegou na carroceria da viatura numa unidade de saúde Japoatã.

Dos fatos

O cigano Denilson trafegava com seu veículo Clio/Prata, sentido Jaboatã quando foi perseguido por uma viatura da PM/SE, onde nas proximidades do assentamento Sem-Terra, próximo de um quebra-molas, o pneu dianteiro lado direito de seu veículo foi atingindo com um tiro, o mesmo ainda conseguiu dirigir ainda a cerca de 300 metros e parou o veículo, os PMs deram voz de prisão, ele não esboçou nenhuma reação, em seguida começaram as injustas agressões ao Cigano Denildo. Segundo a família ele tomava remédio controlado inclusive no bolso dele tinha essa medicação.

BO/Contraditório

No BO não qualificaram o veículo do Cigano Denildo, no local onde o veículo parou não tem sinal de nenhum buraco.

Repudiamos veementemente atos dessa natureza são incompatíveis e absolutamente inaceitáveis. O FOCOPTRACE luta pela dignidade humana e por uma sociedade igualitária, e nunca deixará de combater ações de violência e crimes de ódio e discriminação.

O Fórum de Comunidades e Povos Tradicionais do Estado do Ceará- FOCOPTRACE e parceiros tomaram todas as providências para apurar o fato, identificar os autores desse ato deplorável e que seja punido exemplarmente com todas as medidas cabíveis.

Encaminhamento

O relatório está sendo encaminhado para a PGR, MPF/SE, OAB/SE, SSP/SE, Comando da Policia Militar/SE entre outros.

Autor: Ascom Fórum com informações.