Ciclo-Sesc reúne mais de 600 ciclistas

1406

Ciclo Sesc 3 - Girnei AraujoA primeira edição do “Ciclo-Sesc – Viver mais a Cidade”, promovido pelo Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ibama e Universidade Federal de Roraima (UFRR), reuniu aproximadamente 600 ciclistas neste domingo, 22, nas comemorações do Dia Mundial sem Carro.
De acordo com o gerente de Esporte e Lazer do Sesc, Fernando Burégio, o evento superou todas as expectativas dos organizadores.
“Inicialmente, estávamos esperando a participação de umas 300 pessoas. No último dia de inscrições, tivemos uma grande procura e chegamos a mais de 600. Isso demonstra que as pessoas estão realmente preocupadas com sua qualidade de vida e o respeito à natureza”, disse.
A ideia principal do evento foi fortalecer a imagem da bicicleta como uma prática de lazer associada à atividade física, à saúde e à qualidade de vida, além de utilizá-la como meio para visitar, conhecer e preservar o patrimônio histórico e cultural (igrejas, teatros, museus, escolas prédios comerciais, praças, parques, ruas e monumentos) de suas cidades. Desta forma, ampliar o contato do cidadão com histórias do local onde reside.
O presidente do Sesc-RR, Airton Dias, destacou as parcerias com o ICMBio e a UFRR como fundamentais para o sucesso do evento.
“Aliar o trabalho desenvolvido pelo Sesc com instituições sérias e comprometidas com o desenvolvimento das pessoas e do nosso Estado só engrandece nossos eventos. E também, ver que as pessoas ainda estão comprometidas com as causas ambientais nos incentiva a fazer mais eventos desse tipo”, destacou Dias.
Percurso
A saída para o passeio ocorreu às 16h, em frente ao Sesc Centro, na Praça do Centro Cívico. Os ciclistas percorreram os principais pontos turísticos de Boa Vista como Orla Taumanan, Monumento aos Pioneiros, Intendência, Centro de Artesanato, Igreja Matriz, Centro Multicultural, Casa João XXIII, Casarão da Família Brasil, Prelazia, Monumento ao Garimpeiro, entre outros.
O circuito de pedaladas encerrou na Praça Velia Coutinho, com o Varal Fotográfico “UFRR: em Movimento Alternativo”. O grupo ‘’Manobras Radicais BMX’’ fez uma exibição de manobras e saltos em bikes e houve sorteio de brindes e show musical para encerrar o evento.
Dia Mundial Sem Carro
No dia 22 de setembro é celebrado em diversas cidades do mundo o Dia Mundial Sem Carro. A data, que foi criada e instituída na França, entrou em ação no ano 1998, sendo adotada por trinta e cinco cidades do país. Três anos depois, surgiu no Brasil. Criada para que as pessoas desfrutem de sua cidade sem o uso de automóveis, priorizando os meios de transporte não motorizados.
O evento teve o apoio da Federação Ciclística de Roraima, Lojas Perin, Rádio Monte Roraima, Movimento Puraké, Frutaria WL, Pizzara LM, Lá do Mar e Gráfica Vinil.

 

Ascom: SESC-RR