Chuvas de janeiro estabilizam nível de reservatórios no Ceará, diz Cogerh

978

Chuvas evitaram redução no volume de água dos açudes cearenses.
Funceme mantém previsão de pouca chuva no estado durante 2016.

Chuvas de janeiro estabilizam nível de reservatórios no Ceará, diz Cogerh
Apesar das precipitações, previsão é de pouca no Ceará em 2015 (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

As chuvas que atingem a maior parte dos municípios do Ceará no primeiro mês de 2016 ajudam a estabilizar o nível dos reservatórios cearenses. Atualmente, a média geral de volume de água nos 153 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) se mantém em 12,1%.

“A importância dessas chuvas é garantir que não se tenha perda de volume d’água, o que já nos ajuda nesse começo de ano. Isso, juntamente com a série de ações que vem sendo planejadas e desenvolvidas desde 2015, fazem com que não tenhamos nenhum município em colapso de abastecimento no Ceará”, explica o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

saiba mais

Mais dois açudes sangram no Ceará neste domingo, segundo a Cogerh

Segundo dados da Cogerh desta segunda-feira (25), há três açudes sangrando e outros três com volume acima de 90%.

Previsão de pouca chuva
Apesar das chuvas, a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de pouca chuva durante o período chuvoso no estado. O estado tem 65% de chance de ter chuva abaixo da média histórica no período. Serão 25% para a categoria em torno da média e apenas 10% na categoria acima da média.

“Esse é o cenário mais provável embora exista a possibilidade menores nas outras duas categorias em torno da média e acima da média. Mas, o cenário mais provável é termos 65% de chances é o cenário abaixo da média”, explica o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.

Autor: Do G1 CE