Chuva Intensa -Defesa Civil atuou em pontos críticos de alagamento nesta sexta-feira

690

Alagamento A Prefeitura de Boa Vista realizou nesta sexta-feira (16) algumas ações emergenciais do Plano de Contingência adotado pelo Município, para minimizar os problemas causados pela chuva intensa que atingiu a cidade essa manhã. Até o momento, cinco famílias ficaram desalojadas e foram levadas pela Defesa Civil à casa de parentes.

A Defesa Civil atuou com oito equipes, totalizando 22 homens, e ainda servidores das demais secretarias. Eles percorreram os bairros da capital para mapear pontos críticos e adotar medidas que ofereçam uma resposta imediata à população. “Fizemos a remoção de famílias para casas de amigos ou parentes. Foi realizada ainda a desobstrução de bueiros. Também executamos pequenos reparos para escoar a água e a interdição de algumas ruas que ficaram intransitáveis”, explicou o secretário Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Gerson Moreno.

Nas proximidades do balneário Sulivan, no Jardim Floresta, como medida emergencial, as equipes precisaram perfurar um buraco no muro para escoar a água. Os locais considerados de risco pela Defesa Civil são parte do centro da capital, na área conhecida como Caetano Filho, e alguns pontos dos bairros Paraviana, Cauamé e Caranã.

Segundo o diretor da Defesa Civil Ricardo Cativo, existem aproximadamente 200 famílias vivendo em locais críticos, que podem necessitar do abrigo caso o inverno seja mais rigoroso. As equipes realizaram no início do inverno, uma vistoria preventiva no ginásio Tancredo Neves que poderá funcionar como abrigo. “O abrigo oferece todo tipo de assistência necessária às famílias. Estamos com toda a estrutura organizada para atender aquelas que precisarem ser removidas”, afirmou Ricardo.

Emergência – A Defesa Civil monitora diariamente o nível do rio Branco. Em casos de alagamento ou situações de risco à saúde, a população pode acionar a Defesa Civil pelos números 156 e o 153, que é um contato unificado das forças de segurança, repassado via rádio em caso de emergência.

 

Secom:PMBV