Chargista roraimense é selecionado para o 21º Salão Internacional de Desenho para Imprensa

791

O chargista e ilustrador Sérgio Paulo teve um dos seus trabalhos selecionados para o 21º Salão Internacional de Desenho para Imprensa, que tem início nesta sexta-feira 22, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Sergio Paulo inscreveu quatro trabalhos no evento.
Maranhense de Dom Pedro, Sério Paulo Soares Santos tem 37 anos e mora em Boa Vista desde 1999. Começou sua trajetória profissional, no extinto jornal Correio de Roraima, em 2000. Teve passagens pelo site Macuxi e jornal Monte Roraima. Atualmente, faz trabalhos free lancer para o jornal RoraiSul, de Roraipópolis-RR, e faz para o Ministério Público de Roraima (MPRR).
Já teve trabalhos selecionados nos Salões de Humor de Paraguaçu Paulista (SP), Sal,aão Medplan de Humor (Teresina-PI), Salão de Humor da Amazônia (PA), Salão de HUmor do Piauí (PI), Anima Serra (RJ), neste ficando em terceiro lugar na categoria Tiras.
“Participei recentemente de um concurso provovido pela Fanpage Oficial do Flamengo. E, automaticamente, me convidarom para ser um dos cartunista do clube, do qual sou torcedor”, conta.
O chargista possui uma fanpage no Facebook onde apresenta seu trabalho e já teve mais de 6 mil curtidas. Para conhecer, acesse https://www.facebook.com/sergiopaulocartoon?group_id=0
“Sempre é legal ser selecionado. Ter seu trabalho divulgado junto a cartunistas consagrados é muito gratificante. Mostra que você está indo no caminho certo”, comemora.
Sobre o Salão
A XXI edição do Salão Internacional de Desenho para Imprensa abre nesta sexta-feira 22, na Usina do Gasômetro, onde permanece até o dia 28 de abril. Já no Museu Iberê Camargo a exposição fica até o dia 5 de maio. A mostra pode ser visitada de terças a domingos, da 9h às 21h. Um total de 120 trabalhos foram selecionados para a edição de 2013.
O Salão, que faz parte da programação da Semana de Porto Alegre, promovida pela prefeitura, tem uma média de visitação de 50 mil pessoas por edição. Ao longo dos anos se consolidou como um dos principais meios de promoção da produção gráfica brasileira.
Seu propósito é estimular e divulgar, de forma abrangente, a expressão  gráfica aplicada à imprensa, além de atribuir premiações a cada uma das categorias: Cartum, Charge, HQ, Caricatura e Ilustração Editorial (para jornal, revista, livro, capa de disco, cartaz etc.).
Já passaram pelo Salão artistas como Santiago, Paulo Caruso, Moa, Guazelli e Edgar Vasques, além de contar com a participação de artistas gráficos de vários países como China, Turquia, Alemanha, Ucrânia, Estados Unidos, entre outros.
Em 2013, o Júri de Seleção dos trabalhos foi composto por Edgar Vasquez, Leandro Roberto Bierhals Bezerra e Fernando Jorge de Freitas Uberti. Já o Júri de Premiação contou com a participação de Neltair Rebes Abreu, Pedro Antonio Ribeiro Alice e Lisandro Santos.

Autor: Gilvan Costa/foto: Sérgio Paulo