Censo Escolar 2017 de Caucaia será lançado na próxima terça-feira

915

A Prefeitura de Caucaia lança na próxima terça-feira (6/6) o Censo Escolar 2017. Trata-se de uma importante pesquisa sobre a Educação Básica que anualmente é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A solenidade acontecerá na Casa de Encontro e Retiro Cordimarianas, no Centro.

O levantamento abrange diferentes etapas e modalidades: ensino regular (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio), Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

Segundo a secretária de Educação Lindomar Soares, a rede pública de Caucaia precisa de uma análise profunda. “O Censo é a coleta de dados estatísticos educacionais que tem por objetivo fornecer uma imagem da situação das escolas e essa imagem é fundamental para o planejamento, a execução e o acompanhamento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da educação. Ou seja: resulta na melhoria do sistema”, esclarece.

A tipologia dos dados coletados, no caso das escolas, está voltada para a infraestrutura disponível, as dependências existentes, os equipamentos, as etapas e modalidades de escolarização oferecidas. Em relação aos alunos, a SME vai buscar dados referentes a gênero, etnia, idade, etapa e escolaridade de ensino que frequenta, nacionalidade, local de nascimento, turma que frequenta, utilização de transporte escolar e os casos de pessoas com deficiência. A formação dos professores também é pesquisada.

Além disso, o Censo também pode nortear em nível nacional uma melhor distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Assim, estados e municípios receberão auxílio com livros , merendas, transportes escolar, adaptação para alunos com deficiência etc.

Autor: da redação com Ascom/Prefeitura/Foto: Divulgação