Ceará sofre maior seca dos últimos 40 anos e animais são abandonados

895

Neste início de 2013, o Ceará está sofrendo com a pior seca dos últimos 40 anos no estado. Devido à estiagem, vários animais foram abandonados nas ruas de cidades do interior, como Cariri e Juazeiro do Norte.

O recolhimento destes animais, entretanto, está reduzido porque a carrocinha, que realiza este trabalho, não está funcionando em nenhuma das duas cidades. Além disso os Centros de Zoonoses das regiões tiveram aumento nos gastos com alimentação para estes animais.

Nesta terça-feira (12), em Crato, foram apreendidos 12 cavalos e um garrote, abandonados por agricultores que não tinham condições de criá-los, segundo o diretor do centro, Ricardo Martin. “Eu acredito que 30% do gado que é apreendido e levado para cá são de donos de fazendas que não possuem condições de mantê-los”, diz.

De acordo com  Centro de Zoonoses do Crato, existe uma legislação que prevê a permanência do animal  no curral da instituição por três dias. Mas a situação climática é tão grave que já foi feito outro curral que já lotou.

Da redação com G1