Ceará Sem Fome: O Deputado José Airton Cirilo, participa da cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio Brasil Sem Fome.

191

O deputado federal José Airton Cirilo (PT/CE), participa nesta quarta-feira (1712), às 18h, da cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio Brasil Sem Fome. A premiação é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Banco Mundial e o Ministério da Saúde e reconheceu mais de 40 experiências que, por caminhos diferentes, contribuíram para devolver a milhões de brasileiros o direito mais básico de não sentir fome.

Deputado José Airton ao lado da Primeira -Dama, Lia de Freitas .

 

O Ceará foi o estado que apresentou a maior ampliação em pontos percentuais de domicílios com segurança alimentar e nutricional, entre 2022 e 2024, e recebeu reconhecimento como “estados em destaque”. Conquistou o 1º lugar na categoria “Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”, dentro da edição do Prêmio Brasil Sem Fome.

De acordo com o deputado José Airton, “As ações do programa estadual Ceará Sem Fome, que leva comida saudável à mesa dos cearenses em extrema vulnerabilidade. Uma extraordinária celebração pela luta contra a fome no Brasil” disse o parlamentar.

Deputado José Airton ao lado do Ministro do MDS, Wellington Dias.

Durante a abertura, o titular do MDS, Wellington Dias, enfatizou avanços realizados em 2026 para o desenvolvimento do Brasil. Em julho, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) anunciou a saída do país do Mapa da Fome.

O resultado reflete a média trienal 2022/2023/2024, que colocou o país abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

“O prêmio mostra que estamos no caminho certo. Essa premiação pertence a um povo inteiro, às equipes técnicas, aos voluntários e às famílias cearenses que acreditaram que é possível vencer a fome”, salientou, Elmano de Freitas

A presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome e primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, destacou que o prêmio representa um motivo de grande alegria. “Sabemos que é uma política pública que tem dado certo, sendo porta de entrada para muitas outras ações e garantindo o direito humano à alimentação.” Ainda conforme Lia, o reconhecimento é também uma oportunidade de compartilhar a experiência com os demais estados do país.

Deputado José Airton junto com a Comitiva do estado do Ceará.

Programa Ceará Sem Fome

O Programa Ceará Sem Fome conta com mais de 1.300 cozinhas ativas em todos os 184 municípios. Desde a primeira unidade, inaugurada em setembro de 2023, já foram servidas mais de 57 milhões de refeições, garantindo alimentação diária a 130 mil pessoas. O Governo do Estado já investiu mais de R$ 431 milhões nas cozinhas solidárias, que oferecem refeições equilibradas e de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade.

Autor: Da redação com informações /Fotos: divulgação