Caucaia vai apresentar dois projetos em Feira de Soluções para a Saúde

856

A Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participa nesta quinta (17) e sexta-feira (18/10) da Feira Soluções para a Saúde apresentando duas experiências exitosas executadas na cidade. O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e integra a terceira edição da Feira do Conhecimento, promovida pelo Governo do Ceará.

A estruturação do processo de trabalho da Regulação em Odontologia em Caucaia será um dos assuntos expostos. Atualmente, o município possui 41 equipes de Saúde Bucal que fazem cerca de 700 atendimentos por mês em 45 Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps).

O trabalho desenvolvido pela Regulação de Odontologia é uma maior integração de informações sobre o paciente para que não aconteça o absenteísmo (a falta do paciente à consulta), o que resulta em custos municipais desperdiçados. “Nossa meta é diminuir as filas e o absenteísmo, e economizar recursos”, ressalta Patrícia Oliveira, reguladora do setor de Odontologia da SMS.

“O contato com o paciente é frequente. Se os servidores da Uaps já tiverem a informação que o paciente irá faltar à consulta especializada, a Central de regulação é notificada imediatamente para abrir uma vaga para pacientes que aguardam na fila”, descreve Patrícia. Ela completa que neste processo existem várias alternativas de logísticas de forma de troca de informações, além da qualificação dos servidores para integração do trabalho.

“Este trabalho existe desde 2017 e vem apresentando economias consideráveis para o município. São processos simplificados que temos orgulho em expor e apresentar para que outros municípios possam executar”, ressalta. Este trabalho foi contemplado com o primeiro lugar na temática Regulação do SUS no Município durante o 7º Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde, realizado este ano em Fortaleza.

Outra experiência exitosa executada pela SMS e que será exposta na Feira Soluções para a Saúde é o Programa Saúde na Escola (PSE), uma politica intersetorial que busca integração na saúde e na educação executando 12 ações com os objetivos de promover a cultura de paz, ações de cidadania, direitos humanos e participação comunitária.

Caucaia aderiu ao PSE em 2017 e hoje conta com 98 escolas municipais cadastradas, totalizando mais de 46 mil alunos. “Vemos uma evolução muito grande do trabalho. Tínhamos escolas próximas que não se comunicavam ou nem se conheciam e hoje desenvolvem trabalhos brilhantes em prol da saúde das nossas crianças e jovens”, conta Juliana Barcelos, coordenadora do PSE.

Os trabalhos são desenvolvidos nas escolas a partir de planejamentos direcionados. Diretores e professores são escutados sobre quais assuntos mais relevantes na unidade. “Então, as ações são planejadas e executas em parceria com equipes da Educação e Saúde. Cada um assumindo a sua função. É um desafio executar as ações para tantas escolas e alunos. Para isso, temos uma rede de apoio com profissionais e parceiros”, diz. Entre as ações estão palestras, gincanas, jogos esportivos, rodas de conversa e atividades educativas.

Dentre as 12 ações, há a obrigatoriedade de se desenvolver medidas voltadas para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. “Caucaia conseguiu atingir a meta de 90% das escolas municipais nesta ação. Vamos apresentar nossas ações para que os profissionais tenham autonomia e possam planejar e executar seus trabalhos em seus municípios da melhor forma possível, como está executando em Caucaia”, ressalta Juliana. “O encontro será engrandecedor para a troca de experiências”, finaliza.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom