Os encontros têm o objetivo de iniciar, contextualizar o tema e mobilizar a comunidade para a realização da conferência, que acontecerá no dia 22 de maio.
Durante esta semana, estão sendo realizadas as pré-conferências que antecedem a II Conferência Municipal da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde de Caucaia. Na manhã desta segunda-feira (13) foi realizada a primeira pré-conferência, na Câmara Municipal de Caucaia e nesta terça-feira (14), acontecerá a segunda, no Centro de Educação Olga e Parcifal, na grande Jurema.
Organizada pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal, as pré-conferências são abertas ao público em geral e divididas entre os territórios sede e grande jurema, de acordo com calendário pré-estabelecido.
Os encontros têm o objetivo de iniciar, contextualizar o tema e mobilizar a comunidade para a realização da conferência, que acontecerá no dia 22 de maio, também no auditório da Câmara Municipal de Caucaia, das 8h às 16h, e terá como como tema a “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.
“Hoje, estamos iniciando um momento muito importante para a saúde do nosso município. Vamos, com as pré-conferências, começar um movimento para melhorar ainda mais as condições de serviço dos trabalhadores e trabalhadoras da nossa cidade, no que diz respeito à educação, saúde e relações com a comunidade”, afirmou Ernande Arcanjo, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caucaia.
Durante as pré-conferências, serão propostas as diretrizes para a formulação de políticas públicas que envolvem o tema e a escolha dos delegados e delegadas que participarão da etapa municipal. As reuniões são espaços de debate e participação dos povos originários, comunidades tradicionais e sociedade civil, com o objetivo de discutir os três seguintes eixos temáticos:
Eixo: 01: Democracia, controle social e o desafio da equipe na gestão participativa do trabalho e da educação na saúde.
Eixo 02* – Trabalho, digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático do SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil.
Eixo 03: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde.
Zózimo Medeiros, titular da SMS, fala sobre a importância das pré-conferências. “Este momento serve como exemplo para realizarmos uma conferência dinâmica e interativa. O evento vai ficar marcado, mais uma vez, como essencial em relação ao controle social”, disse.
Saiba mais
A II Conferência Municipal da Gestão do Trabalho e da Educação foi deliberada, por meio da Resolução do Conselho Municipal de Saúde n°.04/2024.
Autor: Da redação com ascom/foto: divulgação