Mais respeito, dignidade e autonomia para as grávidas de Caucaia. É o que a Secretaria Municipal de Saúde quer garantir com o projeto Humana Luz. Ele tem sido debatido pelos secretários Moacir Soares (Saúde), Erika Amorim (Governo e Articulação Política) e Daniele Alexandre (Desenvolvimento Social) com membros dos colegiados da Atenção Primária e Secundária do município.
Em fase de debates e com início de implantação previsto para agosto, o projeto tem como objetivos gerais desenvolver uma cultura de autonomia da mulher em relação ao parto e fomentar boas práticas de parto humanizado e seguro. Entre outras coisas, o parto humanizado diz respeito a um processo que garante que a mulher, no momento de dar à luz, tenha respeitados os direitos de autonomia e liberdade sem qualquer tipo de estresse resultado de procedimentos inadequados.
Idealizado pelo consultor técnico e médico Manoel Fonsêca, o “Humana Luz” terá em sua primeira etapa uma qualificação para capacitar todas as equipes responsáveis pelo pré-natal do município. A ideia é começar preparando a base, os profissionais da Estratégia de Saúde da Família, e, em seguida, ampliar esse direcionamento aos funcionários da Maternidade Santa Terezinha, que deverá passar por adaptações em sua estrutura física para melhor oferecer o parto humanizado.
“O projeto Humana Luz caracteriza-se como um processo de conscientização e mobilização social que reconhece o direito da mulher grávida a um pré-natal qualificado, a um parto humanizado e ao acolhimento amoroso e seguro do seu bebê na Maternidade de Caucaia”, explica Fonsêca.
Em um terceiro momento, a rede de ensino também passará por uma mobilização, qualificando professores na abordagem do tema. “A ideia é criar um movimento no município todo, e não apenas na área da Saúde”, ressalta o consultor técnico da gestão.
O debate de uma legislação específica visando estabelecer as práticas aconselhadas no que diz respeito ao parto humanizado em Caucaia também está entre as ações do projeto.
Autor: Da redação com Ascom/Foto: Divulgação