Caucaia conquista o Selo Unicef após 12 anos

577

Após 12 anos, a cidade de Caucaia voltou a conquistar o Selo Unicef, certificação internacional que reconhece, no âmbito municipal, avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o anúncio das mais de 400 cidades brasileiras certificadas pela entidade ocorreu de forma virtual, na manhã desta terça-feira (08/12).

“Muito feliz com essa conquista tão importante para a nossa cidade. Não medimos esforços para cumprir rigorosamente todos os desafios propostos pelo UNICEF no sentido de reconquistarmos o selo”, destacou o prefeito Naumi Amorim.

A Prefeitura de Caucaia, por meio de diversas secretarias, realizou várias ações e frentes de trabalho nos últimos quatro anos com o objetivo de alcançar as metas estipuladas pelo Fundo das Nações Unidas. “Envolvemos um grande time de profissionais engajado em transformar a realidade de crianças e jovens de nossa cidade. Meu muito obrigado a cada um que nos ajudou a conquistar este Selo”, ressaltou o Prefeito Naumi.

Do total de 17 Resultados Sistêmicos propostos pelo UNICEF para a Infância como forma de certificar o município ao Selo Unicef, a Prefeitura de Caucaia descreveu em relatório qualitativo entregue em junho deste ano com os cinco principais projetos desenvolvidos no município em busca de reconhecimento internacional como cidade que reduz desigualdades e garante direitos de crianças e adolescentes.

Foram eles: a Plataforma Busca Ativa Escolar, que integra ações de identificação e resgate das crianças e adolescentes em situação de exclusão educacional; ações de promoção de direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) voltados para adolescentes; ações voltadas para a “Primeira Infância”, como a “Semana do Bebê”; a criação do Comitê Intersetorial Permanente de Proteção à Vida de Crianças e Adolescentes com o objetivo de debater a importância de planejamentos de programas municipais de prevenção da violência e de proteção às famílias de adolescentes; e a realização do I Fórum Comunitário do Selo Unicef, que permitiu o debate e projeção de discussões de temas vivenciados cotidianamente por crianças e adolescentes de Caucaia, principalmente aqueles pertencentes aos grupos mais vulneráveis.

“Caucaia está de parabéns. Foram 4 anos de muito trabalho, de acreditar que a gente pode sim melhorar a vida das nossas crianças e adolescentes. Que a gente pode sempre fazer mais e melhor. Quero agradecer a todos que participaram e contribuíram com essa certificação”, afirmou a deputada estadual e primeira-dama do município, Érika Amorim.

Cerca de 90 ações intersetoriais foram executadas pela Prefeitura de Caucaia por meio do Projeto Xodó, lançado em 2018 com a finalidade de atender aos indicadores estabelecidos para obter o selo.

“A felicidade é muito grande. A certificação é a culminância de um grande trabalho do prefeito Naumi e da deputada Érika, que acreditaram no projeto. Foi um trabalho super importante, e o que contribuiu para esse resultado satisfatório foi o compromisso de todos os profissionais envolvidos”, destacou Telma Diógenes, articuladora do Selo Unicef em Caucaia.

Autor: Da redação com ascom/foto: divulgação