Caucaia amplia serviço laboratorial e cria 13 pontos de coleta

1104

Chega de atravessar diversos bairros para fazer um simples hemograma. Um novo fluxo desenhado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai facilitar muito a vida de quem é atendido pelo sistema público de Caucaia. A cidade vai contar com 13 pontos de coleta de exames laboratoriais e livrar os pacientes de uma verdadeira peregrinação pela cidade em busca de um diagnóstico.

Essa nova logística já começou a ser executada. Sete desses equipamentos estão em pleno funcionamento no Centro, Parque Soledade, Pacheco, Sítios Novos, Tabuba, Pecém e Marechal Rondom. Os seis demais começam a operar entre esta terça-feira (6/6) e a próxima sexta-feira (9/6) no Mirambé, Nova Metrópole, Bom Princípio, Tucunduba, Carauçanga e Primavera. Cada posto tem calendário próprio de coleta. A disponibilidade deve ser consultada diretamente nas unidades (ver lista abaixo).

Até então, Caucaia dispunha de apenas um ponto de coleta. O espaço ficava no Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha, que não suportava a demanda. A descentralização foi feita tomando como base uma melhor distribuição do serviço pelos seis distritos sanitários do município.

Caucaia tem aproximadamente 358 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estudos da SMS indicam que 91% dessa população depende do SUS. Isso equivale a cerca de 325 mil pessoas. “Nós herdamos um sistema muito ruim, destruído em todos os aspectos e na contramão de tudo o que preconiza o SUS. Um sistema no qual um cidadão que morava na Jurema tinha que andar dez quilômetros para ter um simples hemograma. Os serviços agora vão melhorar; vão ao encontro dos anseios da população”, afirma o titular da SMS, Moacir Soares.

Uma das coordenadoras da Atenção Primária da SMS, Vilalba Carlos explica que a partir de agora o paciente receberá o resultado do exame no posto de saúde onde foi atendido. Não precisará, portanto, deslocar-se, como ocorria antes, até o Hospital Municipal para, de posse do documento, voltar à Unidade Básica de Saúde para obter o diagnóstico e ter um tratamento prescrito por um médico. “Os primeiros avanços já estão chegando. Isso vai evitar a peregrinação da população. É um grande avanço para Caucaia, pois os usuários ficam mais próximos do serviço”, pontua ela.

O secretário Moacir Soares adianta que esforços estão sendo feitos para diminuir também as filas por consultas especializadas e por cirurgias eletivas (aquelas agendadas e sem caráter emergencial). “O prefeito nos autorizou que criássemos mais pontos de mamografia, ultrasonografia, tomografia etc. Estamos credenciando uma clínica de excelência para isso, fazendo um convênio com uma universidade para as consultas e firmando uma parceria com o Ministério da Saúde para as cirurgias.”

UMA NOVA UPA

A Prefeitura inaugura ainda este ano uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Caucaia. Em construção no Parque Potira, na Jurema, o equipamento está com 79% das obras feitas. A expectativa é de os serviços serem concluídos em até dois meses. O valor global do contrato é de R$ 1,7 milhão.

 

ONDE FICAM OS 13 PONTOS DE COLETA

Parque Soledade (na rua do Hospital Municipal)

Centro (Juvêncio Amaral)

UBS Valdenúzia Moreira Bastos – Pacheco

UBS João Marcolino de Oliveira – Sítios Novos

Maternidade Santa Terezinha – Marechal Rondom

Laboratório da Tabuba

Laboratório no Pecém

UBS Sérgio Rodrigues – Nova Metrópole*

UBS Dr. Renato Braga – Bom Princípio*

UBS Júlia Pessoa de Araújo – Mirambé*

UBS Nilda Matos Brito de Miranda – Tucunduba*

UBS José Maria Matos – Carauçanga*

UBS Antônio Brasileiro – Primavera*

* Postos de coleta que começam a funcionar entre esta terça-feira (6/6) e a próxima sexta-feira (9/6).

SERVIÇO

Secretaria Municipal de Saúde

Telefone: 3342.8023

Autor: Da redação com Ascom/Prefeitura/Foto: Divulgação