Na última quinta-feira (16/10) o presidente da Rede Brasileira dos Povos Ciganos/RBPC e Coordenador do Fórum das Comunidades e Povos Tradicionais do estado do Ceará, cigano Rogerio Ribeiro e comitiva composta pelo Coordenador Nacional de Politicas Pública e Eventos, vereador, cigano Nêgo Bom, da Coordenadora Nacional de Cultura, cigana Kassandra e da Coordenadora das Mulheres, Cigana Telma e o Alonso, estiveram no gabinete do Superintendente do Detran, Catanho.
Na oportunidade o cigano Rogério Ribeiro destacou o trabalho do Catanho a frente do Detran não só por esse importante projeto CNH Popular, mais pelas campanhas e eventos que o Detran vem realizando, também cobrou a CNH PCts. “A CNH Povos Ciganos será piloto e referência no Brasil. A importância de tirar a sua primeira habilitação. Este não é apenas um passo significativo na vida adulta, mas também um investimento valioso no futuro. Muitas vagas, especialmente em vendas, logística e transporte, exigem a CNH. Tirar a sua primeira habilitação é um passo crucial para a sua autonomia e desenvolvimento pessoal” destaca o cigano.
A ciganas Kassandra e Telma, agradeceram ao Catanho pelo respeito com os povos ciganos e disseram que a habilitação é muito importante principalmente para os jovens.
Para o cigano Nêgo Bom “A habilitação é fundamental para os povos ciganos pois pode trazer muitos benefícios, como educação e qualificação profissional” disse Nêgo Bom
Na ocasião o Superintendente do Detran, Catanho deu boas vindas a comitiva “Sempre é bom receber os movimentos sociais, neste momento vamos encaminha a demanda dos Povos ciganos para a Casa Civil, acredito que em breve teremos uma resposta positiva. Vamos agendar para os demais PCts, uma vez que já tem um pedido do Fórum” lembrou Catanho informou que também vai levar para a Casa Civil as demandas da comunidade LGBTQIA+ e dos Surdos.
Entenda: CNH/PCTs
No dia 10 de junho, o Fórum das Comunidades e Povos Tradicionais do estado do Ceará, protocolou o Oficio n° 0054A//RBPC/DETRAN/CE, solicitando a Primeira CNH Social PCTs do estado do Ceará, conforme o NUP 08012.077310/2025-51, o Núcleo de Atendimento e Gestão de CNH-NUAGE, sinalizou positivamente o pedido e bem como o Programa ABCDetran.
O Fórum vai solicita uma reunião com o Catanho para que todos os PCts de acordo com o decreto 6.040 possam também serem inserindo no Programa CNH Popular.
Autor/Fotos: Ascom RBPC