Caso IPER – Flamarion discute assunto em sessão plenária

671

Deputado Flamarion Portela durante pronunciamento em plenário

Uma nota publicada na revista “Isto É Dinheiro” desta semana tem acompanhado a intervenção do Banco BVA e seus desdobramentos. Este foi o tema do discurso do deputado de Oposição Flamarion Portela (PTC), durante sessão plenária desta terça-feira, 23. Segundo a nota, o Banco Central (BC) prorrogou por mais três meses a intervenção no BVA. Agora com mais tempo hábil, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade (Grupo CAOA) poderá negociar em melhores condições a sua proposta destinada aos credores, dentre eles o IPER (Instituto de Previdência de Roraima).

“A situação é muito preocupante. Semana passada o governador Anchieta chamou o Conselho Previdenciário, juntamente com o Rodolfo Braga para pedir que as propostas do BVA fossem reavaliadas, mas mesmo assim os conselheiros rejeitaram qualquer tipo de negociação. Temos que ouvir Braga, pois sabemos que o IPER vai perder dinheiro, não há dúvida”, lamentou Portela.

A proposta a que se referiu o parlamentar trata da renegociação dos ativos emitidos pelo Banco BVA S.A, apresentadas pela instituição Drachma Investimentos S.A, gestora do fundo Diferencial. Três propostas foram apresentadas pela Brasil Plural Gestão de Recursos Ltda à Drachma, que é gestora do fundo. Uma delas trata da renúncia da totalidade dos créditos detidos pelo fundo contra o banco e em contrapartida, renúncia de 35%, o que representa 24,5 milhões de reais.

Ainda de acordo com a nota lida por Flamarion na tribuna, o prazo maior oferecido pelo BC fará com que CAOA negocie melhor a proposta destina a seu credor. Quitar 35% do débito à vista, transformando os restantes 65% em participação acionária.

 

Apartes

O assunto vem sendo repercutido na imprensa nacional. De acordo com o deputado Ionilson Sampaio (PSB), a Folha de SP, na coluna “Mercados e Investimentos” também comentou sobre o caso. “O jornal acompanha a proposta de CAOA. O IPER pegou um tombo tremendo”, criticou.

Os deputados Aurelina Medeiros (PSDB), Naldo da Loteria (DEM), Ângela Águida Portella (PSC) e George Melo (PSDC) também comentaram sobre o assunto. O presidente da Casa, deputado Chico Guerra (PSDB) disse que existe na ALE uma Comissão para discutir os assuntos do IPER que aguarda informações solicitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. “Pedimos informações ao TCE, mas até o momento não recebemos ainda. Estamos no aguardo para dar prosseguimento ao caso”, explicou.

 

Secom/ALE-RR/ Foto: Charles Wellington