Nesta quarta-feira (29/10), o coordenador jurídico da Rede Brasileira dos Povos Ciganos-RBPC, Dr. Robson Araújo Pimentel se reuniu com o coordenador da Regional de Polícia do Interior (2ª COORPIN), Dr. Jobson Lucas Marques, “Segundo informações prestadas agora por ele, as investigações estão adiantadas, o empenho da equipe da Polícia Civil em elucidar essa situação, os esforços estão sendo feitos” destaca Dr. Robson.
Para o Dr. Robson Araújo “Um excelente coordenador, com uma equipe daqui também, eles têm um empenho muito grande. Ele substituiu o Dr. Rafael Almeida, que também é uma pessoa incrível “conta Dr. Robson
O presidente da RBPC, cigano Rogério Ribeiro solicitou a presença do jurídico através do Dr. Robson Araújo para acompanhar o caso de perto da morte de Silvane Ramos de Souza, atingida com arma de fogo, e da cigana Luana de Souza Silva, 35 anos, que passou por procedimentos cirúrgicos e está se recuperando. “A RBPC também ressalta que o Estado deve ser um instrumento de proteção e segurança para todos, garantindo a dignidade e a vida como princípios fundamentais de uma sociedade justa” lembrou o presidente.
O Delegado Jobson Marques “Peça para o presidente da RBPC encaminhar um ofício direcionado para mim, que eu possa também responder” disse Dr. Jobson acrescentou: “Eu faço também uma declaração que será usada até amanhã como prestação de conta do serviço prestado que está sendo feito aqui na 2ª COORPIN” afirmou o delegado.

Breve relato da reunião
Segundo as informações prestadas, o pessoal está em campo, estão conduzindo as investigações dentro da legalidade e ele, a qualquer momento, também se predispôs a passar informações precisas para o representante da RBPC e também cooperar também até para que as informações não venham a ser distorcidas também para que não crie interferência na condução dessas investigações.
“Acho que no primeiro momento a gente tem que trabalhar dessa forma e como eu falei, quando ele receber o Ofício da RBPC. Eu até falei do movimento que vai ter amanhã 1° Grito dos Povos Ciganos. Ele recebeu o E-mail institucional, inclusive já foi encaminhado, de manhã, uma nota também oficial. Ele é muito responsável, um cara muito diligente na atribuição como delegado “, destaca Dr. Robson Araújo.
As conversas estão sendo feitas diretamente com o coordenador geral, o Dr. Jobson Marques e a delegada Dra. Amanda da Cruz Brito, responsável pelo Departamento de Homicídio.
Ofício RBPC n° 0094AA/RBPC/BA/SSP/PC
O Dr. Jobson Lucas Marques
Coordenador da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), em Alagoinhas/BA.
Assunto: Apuração rigorosa após morte da Cigana Silvane e da cigana Luana que ficou gravemente ferida.
A RBPC repudia essa indiferença e reforça: a vida cigana tem o mesmo valor que qualquer outra vida. Não aceitaremos o silêncio, nem o esquecimento. Silvane não será apenas mais um número em uma estatística fria. Ela será lembrada como símbolo de resistência, de coragem e da luta por justiça
Reafirmamos nosso compromisso com a defesa dos direitos humanos, da igualdade e da proteção das comunidades ciganas em todo o país, e nessa perspectiva solicita de Vossa Excelência a celeridade e imparcialidade nas investigações dos fatos, para garantir a devida responsabilização dos envolvidos no caso.
A RBPC também ressalta que o Estado deve ser um instrumento de proteção e segurança para todos, garantindo a dignidade e a vida como princípios fundamentais de uma sociedade justa.
Autor/Foto: RBPC/BA











