CAPS de Várzea Alegre completa um ano em novas instalações e mostra números de atendimentos

62

O Governo de Várzea Alegre celebra no dia 22 de junho o aniversário de um ano do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial Prefeito Antônio Afonso Diniz, instalado no bairro Riachinho.

O desempenho dessa unidade pública dedicada a cuidar da saúde mental das pessoas tem conseguido resultados exitosos.

Em um ano, a equipe multiprofissional realizou 7.769 atendimentos para um público formado por crianças, adultos e pessoas com dependência em álcool e drogas, com atuação do médico psiquiatra Dr. Carlos Holanda.

Na área da psiquiatria foram realizadas 2523 consultas.

Na área da psicologia foram 1.472 atendimentos e no setor de enfermagem 1.107 atendimentos. Com terapia ocupacional foram realizados 1.620 atendimentos infantis. A assistência social teve 615 atendimentos e foram realizadas 432 oficinas.

A unidade do CAPS tem atendimentos individual e em grupo, de segunda a sexta, com atenção a pacientes intensivos que vão de segunda a quinta e ficam das 7h às 15, fazem três refeições diárias – café da manhã, almoço e lanche da tarde. Essas pessoas cuidam da higiene pessoal, tomam banho na unidade e participam de duas oficinas por dia, nos turnos da manhã e tarde.

De acordo com Ana Beatriz Sátiro – Coordenadora do CAPS, a nova estrutura proporciona melhores condições de atendimento para os pacientes, mais conforto para os usuários intensivos e colaboradores.

O prefeito Zé Helder evidenciou os resultados do CAPS e classificou como um equipamento de saúde moderno e importante para tratar da saúde mental das pessoas com respeito e dignidade e agradeceu a equipe. “Eu quero parabenizar e agradecer a todos os que fazem essa unidade de saúde com tanto êxito e resultados positivos. Abraço a todos em nome da nossa coordenadora Bia, do nosso médico psiquiatra Dr. Carlos”, disse.

O vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim destacou que a unidade servirá muito a população. “Com certeza esta unidade servirá muito à população varzealegrense. Para nós é uma alegria muito grande saber que podemos contribuir com os nossos cidadãos. Estou muito feliz com o trabalho do CAPS, disse.

Para o secretário de Saúde Ivo Leal, o CAPS, quando se instalou nesse novo prédio, passou a oferecer melhores condições de atendimento ao público que necessita de cuidados da saúde mental. “É um instrumento a mais e com qualidade de atendimento”, destacou Ivo Leal.

Considerada uma construção moderna, dentro dos padrões exigidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde, as obras do CAPS tiveram ordem de serviço assinada pelo prefeito Zé Helder em 17 de novembro de 2017, envolvendo recursos que somam R$ 810.351,2, dinheiro de emenda parlamentar do ex-deputado federal Adail Carneiro, por meio do Ministério da Saúde.

Os recursos foram articulados pelo vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim e sua esposa, a vereadora Dra. Luciana Rolim.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Nelson Rodrigues