CABELOS DE PRATA – Idosos recebem alerta sobre perigo da drogas

617

Os idosos que participam do programa Cabelos de Prata, no núcleo do bairro União, participaram nesta quinta-feira (27), de uma palestra sobre os perigos do uso de drogas. O encontro foi coordenador por técnicos do Centro de Atendimento aos Dependentes Químicos (CADQ), que alertaram o grupo sobre os problemas causados pela dependência química.

A palestra abordou temas como o uso de drogas no âmbito familiar e os idosos receberam orientações sobre as drogas lícitas, que incluem o cigarro, o álcool e o tabaco, e as drogas ilícitas que são aquelas proibidas por lei como a maconha e a cocaína. “Essa palestra foi para mostrar aos idosos o mal que as drogas podem causar na vida de uma pessoa. Tratamos sobre todos os tipos de drogas, mas nosso foco foi no tabaco e bebida alcoólica, pois são as drogas mais comuns entre os idosos”, ressaltou o coordenador Salathiel Viterbino.

Os participantes também receberam orientações sobre a abordagem e o tratamento dos dependentes químicos. A proposta é que os idosos se tornem multiplicadores desse tipo de informações entre seus familiares e na comunidade em que vivem.

Maria de Sousa, 67, participa do projeto há 12 anos e gostou de aprender mais sobre o assunto. “Sempre participo das palestras e acho muito importante trazer informações sobre o problema das drogas. Mesmo não tendo esse problema na família, vamos poder ajudar outras pessoas que sofrem com o uso de drogas”, frisou Maria.

CADQ – É um dos serviços oferecidos pela Prefeitura, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O objetivo é evitar a incidência de uso de drogas, com atividades educativas e preventivas. A coordenação oferece atendimento psicossocial ao dependente químico, buscando motivar o processo de recuperação e superação do vício. O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional que atua junto à pessoa e à família.

 

Secom/foto:PMBV