Os moradores não respeitam o dia da coleta de lixo e quando chove a sujeira entope a rede e as bocas de lobo.
Uma forte chuva alagou casas e ruas e trouxe transtornos para moradores de Caucaia neste domingo (24/02). A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitação máxima de 53 milímetros (mm).
O lixo é um dos grandes responsáveis por alagamentos, entope galerias de águas pluviais e causa assoreamento de rios e córregos, o que favorece transbordamentos no período das cheias. Além da poluição e risco de doenças, o descarte indevido de lixo preocupa, principalmente nesta época do ano, quando as chuvas ficam mais intensas e podem agravar o problema das enchentes.
O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, considera uma das maiores dificuldades são com ruas sem drenagem ou com problemas de infraestrutura em geral. Mas também concorda que os moradores têm uma parcela de culpa quando jogam lixo nas ruas. “A população tem que fazer a sua parte, colocando o lixo e entulho nos locais certos e no dia, para a sua coleta” disse o gestor.
A prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans), busca alertar os cidadãos sobre a importância, em desenvolver a consciência de preservação e responsabilidade com o destino certo do lixo.
De acordo com o secretário SPSPTrans, Assis Medeiros, “Esforço contínuo, porém repetitivo, já que a população insiste em repetir seu ato em desrespeito ao bem público. Cabe à comunidade também a responsabilidade por manter a cidade limpa” destacou o secretário.
Portanto, moradores que depositam o lixo em qualquer lugar colaboram para agravar as enxurradas que alagam residências e causam prejuízos.
Descartes impróprios
A população de Caucaia, com raras exceções, tem o péssimo hábito de jogar lixo no chão, nas calçadas, nos canteiros, nas vias públicas, nos jardins e quase nunca nos locais apropriados nas lixeiras. Esses descartes vão parar nos bueiros causando alagamento de bairros inteiros.
Exemplo no calçadão da avenida integração, local onde a população faz suas caminhadas, exercícios e atividades físicas, acaba convivendo com o lixo espalhado pelo canteiro.
Na Avenida do Contorno Leste com a Rua 311 e 327 no bairro Nova Metrópole, a população mantem outro descarte improprio que provoca entupimento nos bueiros e bocas de lobo causando alargamento na avenida.
Vale ressaltar que infelizmente essa pratica prosseguem praticamente em vários pontos da cidade.
Alguns bairros atingidos
Picuí
Conjunto Metropolitano
Arianópolis
Nova Metrópole (região)
Parque Soledade
Alta do Rio Ceará
Cerca de 50 famílias da Comunidade dos Tapebas, em Caucaia, tiveram as casas invadidas pela água devido à cheia do Rio Ceará
10 maiores chuvas por município e posto
Fortaleza: 120,3 mm
Aracati: 114 mm
São Gonçalo Do Amarante: 111,2 mm
Aquiraz: 109 mm
Itaitinga: 107 mm
Fortim: 101 mm
Pindoretama: 95 mm
Iracema: 89.0 mm
Icapuí: 87 mm
Ipueiras: 84 mm
Obs: Caucaia: 53 milímetros (mm)
Previsão
Com menos intensidade, as chuvas devem continuar nesta segunda-feira (25/02), conforme prevê a Funceme. De acordo com o órgão, deve haver chuvas passageiras durante o dia, concentradas entre a madrugada e a manhã no litoral. No Interior, também deve chover na madrugada e entre a tarde e a noite.
Na terça-feira (26/02), a previsão é de nebulosidade variável, com eventos de chuva em todas as regiões.
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro